Belém é a 1ª cidade do Norte a receber projeto de bikes compartilhadas

Programa será lançado em fevereiro e disponibilizará bicicletas para uso da população em 11 estações, com 110 bicicletas no total

Notícias
 

Fonte: Rondoniaovivo.com/ ORMNews  |  Autor: Rondoniaovivo.com  |  Postado em: 13 de janeiro de 2016

Passeio ciclístico no domingo teve 10 mil ciclista

Passeio ciclístico no domingo teve 10 mil ciclistas em Belém

créditos: João Gomes/ Comus (Agência Belém)

 

Em meio às comemorações dos 400 anos de Belém, na segunda-feira (11), uma operadora de planos de saúde, em parceria com a Prefeitura, anunciou o projeto de bicicletas compartilhadas da capital paraense, a ser lançado a partir de fevereiro. 

 

O programa disponibilizará bicicletas em 11 estações, e pretende tornar a cidade um espaço mais saudável e com melhor mobilidade urbana. Belém é a primeira cidade da Região Norte a receber a iniciativa. 

 

Dez pontos onde serão distribuídas as bikes já foram definidos pela Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). Cada estação contará com 10 bikes, que poderão ser utilizadas por qualquer pessoa cadastrada no projeto. O cadastro poderá ser feito pela internet e o destrave das bicicletas para uso poderá ser feito via aplicativo ou ligação telefônica. Os preços ficarão entre R$ 5 para passes diários e R$ 60 para passes anuais. Cada passeio poderá ser feito em até 90 minutos com intervalos de pelo menos 15 minutos entre cada um deles.

 

'É uma marca nossa trabalhar a saúde de forma construtiva e preventiva. Entendemos que precisamos levar saúde à cidade como um todo', explica a diretora de Comunicação e Marketing do Hapvida, Simone Varella.

 

Cada bicicleta possui um chip de identificação que serve para identificar com qual usuário a bicicleta está. Ele identifica também quanto tempo ela está fora da estação e em qual estação se encontra. O sistema de gestão do projeto é seguro e monitora todas as bicicletas 24 horas.

 

A operação e manutenção das bicicletas compartilhadas em Belém serão feitas pela empresa Samba Transportes Sustentáveis, selecionada pela Prefeitura de Belém por meio de edital de chamamento público. O serviço não trará ônus aos cofres públicos do município já que tem como patrocinador a operadora do plano de saúde.

 

A Samba é a mesma empresa que já opera o serviço de forma modelo em outras cidades como São Paulo, Rio de janeiro, Recife, Belo Horizonte, Brasília, Aracaju, Porto Alegre, Salvador e Fortaleza, além das cidades argentinas de Buenos Aires e Rosário. 

 

Estações

As estações de bicicletas compartilhadas de Belém estarão localizadas na Praça Dom Pedro II, Praça da República, Praça Batista Campos, Tamandaré com 16 de Novembro, Ver-o-Peso, Forte do Castelo, Mangal das Garças, Portal da Amazônia, Praça Pedro Teixeira e Praça Amazonas.

 

"O projeto deve ter grande adesão da população, que já reconheceu que o uso de bicicletas traz benefícios à saúde, melhora a produtividade no trabalho e até propicia economia de tempo e dinheiro, dependendo do trajeto a ser executado', diz Maisa Tobias,superintendente de Mobilidade Urbana de Belém.

 

 

Leia também:

Nova ciclofaixa em Belém (PA) recebe sinalização 

Bikes x calçadas intransitáveis. Os dois lados da mobilidade em Belém 

Cultura Ciclística em Belém (PA) 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário