70% das obras para mobilidade na Copa estão em projeto ou licitação

Levantamento do G1 nas 12 cidades aponta que obras não começaram; Ministério das Cidades diz que acompanha e entrega será no prazo.

Notícias
 

 |  Autor: G1  |  Postado em: 14 de junho de 2011

Copa 2014

Copa 2014

créditos: Divulgação

Pouco depois de completados dois anos da escolha das 12 cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014, a maioria das obras apontadas como necessárias para melhorar a mobilidade urbana permanece no papel. Segundo o Ministério das Cidades, "70% das propostas encontram-se em fase de conclusão dos projetos e processo licitatório". Mas, segundo o governo, "100% (dos projetos) estão dentro dos prazos".


Durante duas semanas, o G1 realizou um levantamento junto aos órgãos responsáveis pela gestão dos projetos em cada um dos municípios. De acordo com o termo de compromisso firmado com o governo federal, estado e município são responsáveis pela infraestrutura do evento.


Procurado pela reportagem, o Ministério das Cidades informou que a Secretária de Mobilidade Urbana monitora  todas as obras do PAC Copa, mesmo antes da contratação de cada projeto selecionado. "Foi criada uma sistemática de monitoramento para todas as obras, independente da fonte de recursos, se FGTS, via Pró-Transporte ou se FAT via BNDES", informou a assessoria do órgão.


"O MCidades trabalha com os cronogramas de cada proposta e, podemos dizer que 70% das propostas encontram-se em fase de conclusão dos projetos e processo licitatório e 100% estão dentro dos prazos estabelecidos", diz o ministério.


Nesta semana, a Caixa informou que, dos 54 projetos de mobilidade urbana que receberão empréstimo do banco, apenas dois, em Belo Horizonte, já tiveram os recursos liberados. O vice-presidente da Caixa, José Urbano Duarte,  informou que 69,7% dos projetos já tiveram seus contratos assinados. Para ele, não há atrasos nas obras. "Os projetos estão em fases diferentes, e isso não quer dizer que estão atrasados. A presidente Dilma deu prazo aos governadores e prefeitos para que todas as obras comecem até o fim do ano, e acho que ainda estão dentro do prazo", disse.


Veja íntegra da nota enviada pelo Ministério das Ciadades sobre o andamento das obras:


"Considerando que a Secretária de Mobilidade Urbana monitora de forma sistemática todas as obras do PAC Copa, mesmo antes da contratação de cada projeto selecionado. Foi criada uma sistemática de monitoramento para todas as obras, independente da fonte de recursos, se FGTS, via Pró-Transporte ou se FAT via BNDES.


Em nosso site do Ministério da Cidades (www.cidades.gov.br), na página da SeMOB - Programas e açoes - PAC Copa, estão inseridas algumas informações sobre cada cidade-sede e a proposta é de inserirmos mais e mais informações, sobretudo com as obras em andamento.


Outra fonte de pesquisa é o site da CAIXA, no ítem Governo, Acompanhamento de obra - Pró-Transporte setor público, que disponibiliza os dados de % de obras de todos os contratos já assinados com a CAIXA. Ou seja, se alguma obra da matriz não está lá é porque ainda não foi contratada (com excelção do Rio de Janeiro).


O MCidades trabalha com os cronogramas de cada proposta e, podemos dizer que 70% das propostas encontram-se em fase de conclusão dos projetos e processo licitatório e 100% estão dentro dos prazos estabelecidos.


Além da SeMOB, o acompanhamento é realizado pelo MEsportes e também acompanhado pelo Gecopa, sob a coordenação do Ministério do Planejamento."

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário