Verbas para mobilidade serão anunciadas pela Presidente

A presidente Dilma Rousseff (PT) desembarca hoje em Salvador para cumprir uma extensa agenda institucional ao lado do governador Jaques Wagner (PT) e de chefes de estado

Notícias
 

 |  Autor: Tribuna da Bahia  |  Postado em: 18 de novembro de 2011

Dilma Rousseff (PT)

Dilma Rousseff (PT)

créditos: estadao.com.br

Em seguida, eles seguem para o Othon Palace Hotel, em Ondina, onde a presidente fará o tão esperado anúncio de investimentos para o PAC da Mobilidade Urbana. Nesse contexto aguarda-se com muita expectativa o anúncio de volume de recursos para as linhas 1 e 2 do metrô.
 

Após esse compromisso, a presidente terá uma reunião bilateral fechada para imprensa com representantes do evento África XXI, aberto oficialmente ontem pelo governador e outras autoridades no Centro de Convenções. O encontro tem como objetivo discutir formas de combate ao racismo, implantação de políticas públicas efetivas de reparação para as populações afrodescendentes no Brasil e em países latino-americanos e africanos.

 
Ainda como parte dessa programação, Dilma deve participar no sábado de ato a ser realizado no Palácio Rio Branco, na Praça Municipal. De acordo com informações da presidência da República, após esse evento, ela oferecerá um almoço aos chefes de estado no Convento do Carmo e partirá para Brasília às 17 horas.
 

Através do PAC da Mobilidade, serão injetados recursos para execução das intervenções planejadas pelo governo, resultado do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que aposta numa integração de modais para capital baiana e Região Metropolitana. Conforme já havia adiantado a Tribuna o secretário de Planejamento, Zezéu Ribeiro (PT), a expectativa é de convencimento para que o governo federal envie mais recursos para essa área.   
 

Vale lembrar que entre as mudanças apontadas para a mobilidade urbana em Salvador estão desenhados a conclusão da linha 1 do metrô - trecho Lapa/Acesso Norte, com seis quilômetros de extensão, que deve ser estendida até a Estação de Pirajá  com mais seis quilômetros, sendo esse de responsabilidade da prefeitura.
 

Além disso, o governo prevê a partir de 2012, a construção de um corredor central estruturante de metrô de superfície na Paralela, que será a linha 2. Falta ainda a confirmação de recursos para implementação do sistema cicloviário da capital, com vistas à Copa do Mundo de 2014.
 

EMOÇÃO – Ontem, a presidente Dilma Rousseff se emocionou ao lançar, no Palácio do Planalto, o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “Este é um momento em que vale a pena ser presidente”, disse Dilma, se mostrando bastante emocionada, sob aplausos dos presentes. Logo em seguida, ela foi interrompida por uma mãe que pedia mais atenção aos autistas.
 

“Sou mãe de um autista e peço ao governo pelo amor de Deus que dê mais atenção aos autistas”, disse a mulher. A presidente, porém, não respondeu, e continuou seu discurso. O plano nacional pretende promover a inclusão social e a autonomia da pessoa portadora de deficiência, ao eliminar barreiras e permitir o acesso a bens e serviços disponíveis a toda a população.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário