Nesta quarta, faça silêncio: não buzine, não acelere demais...

Dia 27 de abril é o Dia Internacional sobre a Conscientização sobre o Ruído. Estudantes paulistanos fazem um minuto de silêncio e lançam manifesto

Notícias
 

Fonte: ProAcústica/ Catraca Livre  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 25 de abril de 2016

Nesta quarta, faça silêncio: não buzine, não acele

Decibéis em excesso: desacelere e não buzine

créditos: www.healthaim.com


Alunos da Escola Municipal Desembargador Amorim Lima, em São Paulo, se reunirão nesta quarta (27) no jardim da Casa das Rosas, para fazer um minuto de silêncio - entre 14h25 e 14h26. O ato é um eco local do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, com uma programação para discutir o tema da poluição sonora nas cidades do Brasil.


Afinal, buzinas, motores em aceleração, ruídos de obras, sirenes, ou aparelhos de som em locais públicos geram uma massa de ruídos que provoca uma série de problemas de saúde, a começar pela dificuldade de dormir e a perda de capacidade de aprendizado de crianças, jovens e adultos. Mais recentemente, pesquisadores alemães estabeleceram também uma relação entre a depressão e o excesso de ruído de tráfego.
 

O Manifesto do Silêncio foi criado seguindo a temática da ação educativa de conscientização para a problemática do ruído por meio da campanha “Ruído: a solução está na educação!”, promovida pelo Inad Brasil (www.inadbrasil.org), com apoio nacional da ProAcústica - Associação Brasileira pela Qualidade Acústica. A intervenção será realizada simultaneamente em diversos lugares do mundo e faz parte da campanha organizada, há 21, anos pelo Center For Hearing e Comunication, em Nova York.
 

A cidade de São Paulo já está discutindo normas para controlar a poluição sonora, como a nova Lei de Uso e Ocupação do Solo, e a expectativa de aprovação do Projeto de Lei 75/2013, que propõe a elaboração do Mapa do Ruído Urbano e define metas e prazos para redução de barulho na cidade.

 
Leia também:
Teste avalia ruído em transportes no Rio e SP 
Workshop Mapeamento de Ruídos Urbanos
Paulista Aberta é mais silenciosa e menos poluída que a avenida ...
 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário