São José e Taubaté (SP) adotam assento 100% preferencial nos ônibus

Todos os bancos nos coletivos passam a ser prioritariamente de uso para idosos, obesos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

Notícias
 

Fonte: Meon  |  Autor: Moisés Rosa  |  Postado em: 12 de maio de 2016

Lei garante preferência nos assentos

Lei garante preferência nos assentos

créditos: Flavio Pereira/Meon

 

Duas cidades da região do Vale do Paraíba, no interior paulista, estão adotando medidas para a implantação de 100% de preferência nos assentos dos ônibus do transporte público. Para pessoas com obesidade, idosos, com deficiência ou mobilidade reduzida, acompanhada por criança de colo, e gestantes todos os assentos serão de uso preferencial.

 

Em Taubaté, o projeto de lei, sancionado pelo prefeito Ortiz Junior (PSDB), já está em vigor. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, as ferramentas de fiscalização ainda estão sendo definidas. Atualmente, os assentos que ficam antes da catraca eram reservados, que vão de 6 a 7 dependendo do modelo do veículo. A frota total de ônibus no transporte público de Taubaté é de 81 veículos, e no transporte complementar são 54. São cerca de 58 mil viagens por dia.

 

Já em São José dos Campos, o projeto está em análise para sanção do prefeito Carlinhos Almeida (PT). Na cidade, a lei aprovada na Câmara estabelece que as empresas responsáveis pelo transporte informem os passageiros sobre as preferências. Não é estabelecido um tipo de fiscalização da lei.

 

Hoje, São José possui a reserva de quatro primeiros assentos em todos os ônibus. De acordo com a Secretaria de Transportes, motoristas e cobradores orientam os passageiros sobre os bancos reservados e a “interceder nos casos em que há passageiros preferenciais em pé e as vagas sendo ocupadas por outros públicos”, informa a pasta.

 

Segundo a secretaria, foram 8.122.535 de viagens realizadas em março, sendo 1.510.445 de bilhetagens isentas (idosos ou pessoas portadoras de deficiência). A média de passageiros por dia é de 180 mil e de viagens 7,5 milhões por mês, com uma frota de 391 veículos e 101 linhas.

 

Leia também:

Mobilidade urbana e agenda climática são temas de encontro em São José dos Campos (SP) 

São José dos Campos (SP) abre licitação para integrar bicicletas ao transporte público 

Prefeitura de São José dos Campos (SP) adia processo de licitação do BRT


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário