Ciclistas fazem protesto em Moema, SP

Grupo reuniu mulheres de salto alto para uma bicicletada

Notícias
 

 |  Autor: Band  |  Postado em: 19 de novembro de 2011

Ciclofaixa de Moema

Ciclofaixa de Moema

créditos: Mister Shadow; AE

Ciclistas realizam neste sábado uma bicicletada em protesto contra alguns moradores e comerciantes da região de Moema, em São Paulo, que querem o fim da Ciclofaixa inaugurada no bairro no começo deste mês. Batizado como Milionárias de Bike, o encontro será na esquina das ruas Rouxinol com a Tuim, a partir de 13h, e convoca as mulheres a colocarem o salto alto e pedalarem pelo bairro.
 

Segundo a jornalista Aline Cavalcante, que faz parte do grupo Pedalinas – formado apenas por mulheres que se reúnem todos os meses para percorrer as ruas da capital de bicicleta – o protesto começou depois a declaração de uma comerciante de um bairro a um telejornal de que, com a faixa exclusiva aos ciclistas, as clientes “milionárias” que “andam de salto alto” não teriam onde deixar seus carros.
 

“O depoimento comoveu muita gente, os ciclistas se sentiram ameaçados pela autonomia dos carros e a rua é feita para todo mundo”, opinou. Aline mantém uma conta no Twitter (@pedaline) usada principalmente para divulgar e incentivar o uso de bicicletas nas cidades.
 

Protesto
 

O protesto começou a ser divulgado pelas redes sociais, por meio do Facebook. Até a noite de ontem, mais de 1.240 pessoas já haviam confirmado presença. “O que a gente espera é mostrar para os moradores de Moema que são contra que a ciclofaixa é um fator agregador para o bairro e não segregador”, disse a integrante do Pedalinas, que já garantiu presença no evento.
 

“Ciclista também é consumidor. A ciclofaixa pode trazer novas pessoas para o bairro, que irão consumir produtos na região”, comentou. Para a Aline, os moradores e comerciantes de Moema “tiveram sorte, pois muitas pessoas querem ter uma ciclofaixa em seus bairros. Eu espero que tenha ainda em muitos lugares, como em Pinheiros, Perdizes, na cidade toda”, disse.
 

Ainda segundo a jornalista, os adeptos das bicicletas como meio de transporte e lazer também pretendem mostrar ao prefeito Gilberto Kassab que aprovam a ciclofaixa e esperam que novas rotas para ciclistas sejam implantadas pela capital.
 

Pedalinas
 

O grupo Pedalinas começou há cerca de dois anos e meio. As ciclistas ser reúnem todo o primeiro sábado do mês na Praça do Ciclista localizada no canteiro central da Avenida Paulista, entre as ruas da Consolação e Bela Cintra.
 

“O coletivo promove o uso seguro das bicicletas entre as mulheres. Nosso objetivo é espelhar outras mulheres, incentivar a adotar a bicicleta. A gente acredita que tem muita mulher com vontade de andar, mas sem orientação, ou não têm ambiente, não têm outras meninas para compartilhar”, explica Aline.
 

Além disso, segundo a ciclista, “o mais importante é dar dicas de como pedalar no trânsito, como sair de situações de assédio, por exemplo”. Aline diz ainda que atualmente mais de 200 mulheres acompanham as discussões dos grupos nas redes sociais e nos encontros mensais, comparecem aproximadamente 40 ciclistas.
 

O grupo ainda promove cursos de mecânica básica e já promoveu ciclo viagens.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário