BHtrans estuda propostas de mobilidade urbana para a Copa de 2014

Nessa sexta, a BHTrans abriu os envelopes com as propostas das empresas interessadas em desenvolver o plano

Notícias
 

 |  Autor: em.com.br  |  Postado em: 19 de novembro de 2011

Belo Horizonte

Belo Horizonte

créditos: espacoturismo.com

Até 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, todos se perguntam se Belo Horizonte terá condições de sediar um evento do porte do campeonato mundial, com milhões de turistas se somando às condições precárias de mobilidade urbana da capital. Para o Mundial e o evento teste, a Copa das Confederações de 2013, a BHTrans aposta em duas medidas: as intervenções previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana – Copa 2014 e um plano de operação do tráfego durante os jogos, que pretende criar condições para o deslocamento ágil em direção a locais como Mineirão e Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH.


A empresa informou que só adianta detalhes do plano quando o resultado for divulgado, mas as intervenções devem acompanhar os padrões de outros países que já sediaram uma copa. A empresa que for contemplada deve prever como se dará a circulação, quais os meios de transporte serão usados para acesso ao estádio, onde ficarão estacionados os veículos, entre outros.


Já as intervenções previstas no PAC da mobilidade são a grande aposta da empresa que gerencia o tráfego em BH para fazer bonito na Copa. A implantação do BRT (Transporte Rápido por Ônibus), nas avenidas Antônio Carlos, Pedro I, Cristiano Machado e no Hipercentro, segundo a BHTrans, vai garantir o transporte de 700 mil passageiros por dia com conforto e segurança. A circulação será feita em pista exclusiva e o pagamento das tarifas acontece antes do embarque. A previsão é que todo o sistema esteja concluído em agosto de 2013.


Outra aposta é o Sistema Inteligente de Transporte Coletivo, o SITbus. Os passageiros terão à disposição um painel eletrônico com a previsão de chegada dos próximos dois coletivos da linha requisitada e a empresa terá um controle inteligente da frota.


A última intervenção prevista no PAC é a ampliação de controle de tráfego da BHTrans que vai contar com mais 62 câmeras de monitoramento de vídeo, além de outras novidades. A previsão é de que esta etapa esteja concluída em dezembro do ano que vem. (GP)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário