No Rio, Avenida Brasil ganhará quatro faixas exclusivas para ônibus

Trânsito nas pistas seletivas será controlado por radáres de 80km/h. Medida visa melhorar o fluxo do trânsito durante os Jogos Olímpicos

Notícias
 

Fonte: O Globo  |  Autor: Guilherme Ramalho  |  Postado em: 08 de julho de 2016

 

Os engarrafamentos que têm tirado a paciência de motoristas na Avenida Brasil poderão dar uma trégua na próxima segunda-feira, quando serão liberadas as tráfego quatro faixas exclusivas para ônibus, duas em cada sentido da via, entre o Trevo das Margaridas e o Caju. As faixas passarão a receber a família olímpica (delegações e carros credenciados) já no próximo dia 25.

 

"Em cada sentido, diminuímos uma faixa do tráfego geral e aumentamos de uma para duas as faixas de ônibus, priorizando o transporte público. Vai melhorar bastante o tempo de chegada nas linhas diretas", garante o secretário municipal de Transporte, Alexandre Sansão, que estima um aumento de capacidade da pista central de aproximadamente 1.000 veículos/hora. "Na Avenida Brasil, em horário de pico, 50 mil pessoas usam ônibus por hora e por sentido e 15 mil usam automóveis. Então, a prioridade é o ônibus."

 

De acordo com o secretário, além do aumento de capacidade, haverá uma melhora na fluidez do trânsito porque, durante as obras, ônibus e carros tiveram que trafegar juntos. A liberação das faixas começará a partir das 4h de segunda-feira. Antes das obras, havia uma única faixa compartilhada entre táxis e ônibus, em cada sentido. Agora, apenas ônibus poderão circular pelas faixas, que foram pavimentadas com concreto para receber o BRT TransBrasil (Deodoro-Centro), previsto para 2017.

 

Avenida Brasil ganhará quatro faixas exclusivas para ônibus - Editoria de Arte O Globo

 

De acordo com a secretaria municipal de Transportes, serão implantados ao longo da Avenida Brasil placas e faixas informativas sobre a utilização exclusiva para ônibus, bem como a velocidade máxima de 80km/h. Também serão instalados, de acordo com a secretaria, equipamentos de fiscalização eletrônica para garantir que as faixas exclusivas sejam respeitadas. Os veículos não autorizados flagrados em circulação nas faixas exclusivas estarão sujeitos à aplicação de multa grave, com perda de cinco pontos na carteira de habilitação.

 

Leia também:

O desenho urbano que salva vidas 

Ciclovia do Parque Olímpico do Rio tem poste no meio do caminho 

Com ajuda federal, RJ garante metrô pronto para a Olimpíada 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário