Pedal da Inclusão promove passeio de bicicleta para deficientes visuais

Iniciativa foi realizada na tarde deste domingo (10), em Porto Alegre. Mobilização juntou tampinhas para adquirir bicicletas com dois lugares

Notícias
 

Fonte: RBS TV  |  Autor: Josmar Leite  |  Postado em: 12 de julho de 2016

 

Andar de bicicleta pela cidade no final de semana é um programa comum para muita gente. Neste domingo (10), porém, uma pedalada procurou justamente incluir pessoas que, normalmente, não têm como aproveitar esse prazer. O Pedal da Inclusão reuniu mais de cem ciclistas pelas ruas de Porto Alegre sendo que, parte deles, eram deficientes visuais.

 

O projeto foi criado há alguns meses quando a ciclista Rita Siminovich viu uma reportagem sobre uma iniciativa parecida no Rio de Janeiro. A partir daí, ela procurou a Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs) e a ideia começou a tomar forma.

 

"Pela primeira vez, vários ciclistas de Porto Alegre estão tendo a oportunidade de levar esses portadores de deficiência visual para andar pela cidade. Nós fizemos um treinamento para saber como abordar eles, como lidar com eles. Eles estão nos dando a oportunidade de entrarmos no mundo deles. A inclusão está sendo muito mais nossa do que ao contrário", afirma Rita.

 

As bicicletas de dois lugares, chamadas Tandem, foram compradas a partir de uma campanha que juntou tampinhas de garrafa para serem vendidas para reciclagem. Um quilo de tampinhas vale R$ 1, e cada bicicleta custa em torno de R$ 1500. Com a mobilização encabeçada por Rita junto com a Acergs, seis bicicletas foram adquiridas para o projeto.

 

Na Tandem, o ciclista com deficiência visual vai na parte de trás e é conduzido por um ciclista voluntário, que guia a bicicleta enquanto descreve as paisagens e o trajeto. Quem tem visão reduzida pedala sozinho, com acompanhamento de um voluntário que atua como um "batedor", pedalando próximo a ele e orientando em relação ao trajeto, velocidade e obstáculos.

 

O grupo, que somou 108 participantes, sendo 14 deles deficientes visuais, partiu do Parque Marinha do Brasil, na Zona Sul de Porto Alegre, e encerrou o trajeto no Parque Farroupilha. Quem participou, aprovou a iniciativa.

 

"A diferença é toda. Eu interajo com a cidade, ouço o barulho dos carros, sinto a natureza, as árvores, o sol. A gente sente a vibração do meio ambiente. É algo fantástico, que me motiva a continuar pedalando e a querer pedalar cada vez mais. Mesmo tendo deficiência visual, isso mostra que não é um impeditivo", afirma a jornalista Mariana Barierle.

 
Pedalada reuniu dezenas de ciclistas voluntários e um grupo de 14 deficientes visuais (Foto: Josmar Leite/RBS TV)Pedalada reuniu dezenas de ciclistas voluntários e um grupo de 14 deficientes visuais (Foto: Josmar Leite/RBS TV)
 
Leia também:

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário