SP: Menos da metade das estações do Metrô tem banheiros públicos

Das 66 estações, apenas 32 tem sanitários; a maioria fica antes da catraca.

Notícias
 

 |  Autor: Jornal da Record  |  Postado em: 15 de junho de 2011

Estação Pinheiros do Metrô tem apenas um banheiro

Estação Pinheiros do Metrô tem apenas um banheiro

créditos: Luis F. Gallo

Menos da metade das estações do Metrô de São Paulo tem banheiros públicos: são 32 banheiros para 66 estações. Em média, dá um banheiro para cada 120 mil usuários. E outro problema, na maioria das estações, o banheiro fica antes da catraca, então o passageiro é obrigado a pagar uma segunda passagem para usar o sanitário.

Na estação Barra Funda tem banheiro, mas não adianta o passageiro chegar com pressa: no local há sempre filas. Apenas cinco boxes não dão conta da demanda de uma das maiores estações da capital.

Na estação Pinheiros, a mais nova de São Paulo, tem apenas um banheiro e, como mostra a placa fixada na entrada, é apenas para deficientes físicos.

De acordo com o metrô, para manter um banheiro, masculino e feminino, em condições adequadas, custa cerca de R$ 15 mil por mês. Quando o metrô começou a ser construído, o projeto previa banheiro apenas nas estações mais movimentadas.

Apesar disso, o Metrô de São Paulo está na frente de muitas estações do mundo. Em Nova Iorque, apenas 78 das 424 estações têm banheiros públicos.E ainda, em Paris, por exemplo, existe apenas banheiro pag
o.

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Luciano - 19 de Maio de 2019 às 06:26 Positivo 0 Negativo 0

Parabéns, ótima reportagem, olha atento a detalhes, o mais engraçado é que se eu tiver um comércio sou obrigado a ter banheiro para meus clientes, o metrô é uma prestadora de serviços públicos e tbm teria de ser obrigado a ter.

Clique aqui e deixe seu comentário