Acessibilidade Sobre Rodas

20
julho
Publicado por Raquel Paoliello no dia 20 de julho de 2018

Olá pessoal,

Aproveitando o clima de Copa do Mundo, nosso post mensal discorrerá sobre a acessibilidade nos estádios de futebol e como é o acesso.. Como será o acesso do estádios em relação ao transporte público? Será que dá pra chegar nos estádios facilmente, utilizando Metrô e  Ônibus? É o que vamos descobrir esse mês aqui no Acessibilidade Sobre Rodas. Existem dois estádios que dá pra chegar fácil de metrô, são eles: O Itaquerão, do Corinthias e o Allianz Parque, do Palmeiras. Fazer esse longo percurso, pode ser até um passeio gostoso e divertido, para quem não possui deficiência física, mas pra quem tem, isso muitas vezes acaba sendo chato e cansativo.

Neste post discutiremos especificamente sobre o acesso para três estádios: O estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como estádio do Morumbi, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu e o Estádio Jornalista Mário Filho, o famoso Maracanã.

Estádio do Morumbi

Para chegar no Estádio do Morumbi, você pode utilizar ônibus, Metrô, ou até mesmo o trem da CPTM (para quem mora na Zona Sul).

Metrô

Utilize a Linha 4 – Amarela e desça na Estação Faria Lima.Para você chegar no estádio, precisa de metrô e Ônibus

Ônibus:

Depois de pegar a linha Amarela do Metrô Caminhe Até a Av. Faria Lima e pegue a linha abaixo:

  • 775F-10 (Hosp. das Clínicas – Jd. das Palmas). O endereço de desembarque é na  Jules Rimet, 225, já em frente ao estádio.
  • Uma outra opção, só que mais lenta é a linha  8605-10 (Term. Campo Limpo) – que sai do Terminal Bandeira, próximo do metrô Anhangabaú, bem no “centrão”. Desembarque na Av. Jules Rimet, 189.

 

Trem:

  • Estação Morumbi da CPTM:Caminhe até a Av. Roque Petroni Júnior e pegue o ônibus 756A-10 (Jd. Paulo VI) e desça na Av. Jules Rimet, 225. O trajeto é de cerca de 30min.

 

Pacaembu

 

Como não  existe a caminhabilidade em nenhum dos estádios, a melhor opção é usar transporte público!

Então, vamos ás opções?

* De ônibus da Zona Sul, o trajeto demora quase 1h, mas dependendo do local onde você mora fica mais fácil. Vá até o Term. Pinheiros e depois para o Barra Funda, de lá, caminhe cerca de 6 min até a Praça Charles Miler

 

Metrô:  A estação Clínicas da Linha 2-Verde do metrô é a mais próxima do estádio do Pacaembu. Dali são apenas 1,4km caminhando.

 

Ônibus 917M-10 Morro Grande na Av. Dr. Arnaldo, 292 até a porta do estádio (desembarque na Praça Charles Miller).

 

Estádio Jornalista Mario Filho ( Maracanã)

O Maracanã fica na Zona Norte do Rio de Janeiro e dá pra ir de Metrô ou BRT tranquilamente, inclusive já fiz esse trajeto e obtive sucesso.

São duas as principais estações de metrô  que servem ao Maracanã,Essas duas fazem parte da linha 2, elas são: Maracanã e São Cristóvão, mas depende de qual portão você vai fazer o acesso, se estiver vindo da Zona Sul ( Gávea, Copacabana, Ipanema), conseguirá ir na Estação Maracanã, caso contrário, precisa ser outra.

BRT:. Pegue o corredor TransCarioca e siga até a estação Vicente de Carvalho, onde há integração com a Linha 2 do metrô. Dali, é só seguir até as estações Maracanã ou São Cristóvão.

Espero ter ajudado.

Até a próxima!



Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*
*


Busca no Blog
Com a palavra...
Raquel Arruda Raquel Arruda
Jornalista formada pela Unip em 2021, Raquel Paoliello continua a vencer barreiras - físicas e imaginárias. Embora sofra de paralisia cerebral congênita, ela explica: "a deficiência nunca foi uma barreira para mim. Muito pelo contrário; ando (na minha cadeira de rodas) sempre com um sorriso no rosto e uma imensa vontade de viver". Apaixonada por literatura e música, neste blog ela quer mesmo é privilegiar a discussão sobre a inclusão e a luta pela acessibilidade e contra o preconceito.

Posts mais lidos
Categorias
Arquivo

Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau

Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social