Os desafios da mobilidade urbana na cidade de São Paulo

Esta pesquisa da Home Agent avaliou o impacto da mobilidade urbana sobre a vida do paulistano, além de indicar outros pontos positivos e negativos da cidade de São Paulo, como segurança, poluição e estresse. A empresa que realizou a pesquisa é do segmento de call center, e atua em São Paulo desde 2010. O seu diferencial é operar com pessoas que trabalham em casa.

Pesquisa mobilidade urbana em SP

Autor: Home Agent

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: São Paulo

Ano: 2013

 A pesquisa foi realizada durante os meses de outubro e novembro, e ouviu 210 pessoas. Quase a totalidade é das classes A e B, com nível superior. O trânsito foi apontado como aspecto negativo da cidade por 85% dos entrevistados, só abaixo da violência e insegurança que ficaram em primeiro lugar, com 85,7% das respostas. Em seguida, vem o estresse (32,1%) e a poluição (31,6%), como pontos ruins de viver em São Paulo. Entre os pontos positivos, o mercado de trabalho aparece em primeiro lugar (64,7%), seguido da ampla diversidade cultural (61,7%), variedade de serviços e negócios ofertados aos moradores (46,6%) e importantes instituições de ensino (36,8%).


A pesquisa avaliou o meio de transporte mais utilizados durante a semana. Os entrevistados apontaram o carro particular como o mais usado (30%). Na sequência, ônibus e metrô (20,3%), metrô, ônibus e trem (15%) e apenas ônibus (8%). Cerca de 60% dos entrevistados disseram que utilizam o transporte público em seus deslocamentos diários como meio de transporte principal.


De forma geral, a avaliação é de insatisfação em relação à principal forma de transporte utilizada durante a semana  - 43% dos entrevistados se dizem insatisfeitos. Na análise por região da cidade, os moradores da zona leste apresentam maior grau de insatisfação média. A região que apresentou a melhor avaliação média foi a zona oeste.


A pesquisa também questionou qual seria o tempo considerado como "justo" ou ideal para realizar os deslocamentos diários considerando, por exemplo, a ida e volta ao trabalho durante a semana. O estudo apontou que o tempo médio ideal seria de 51 minutos. A pesquisa constatou que realidade prática é bastante diferente. O tempo médio gasto em deslocamento na cidade é mais que o dobro do tempo apontado como ideal, totalizando cerca de 1 hora e 50 minutos. 


A qualidade de vida também foi um dos itens avaliados pelos entrevistados. A média ficou em 3,26  - o número 3 é a divisão entre posicionamentos negativo e positivo. 

Arquivos
Download
Os desafios da mobilidade urbana na cidade de São
Pesquisa da Home Agent avalia os pontos positivos e negativos de viver em SP. Mobilidade urbana é criticada por 85% dos entrevistados

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário