Impact of travel mode shift and trip distance on active and non-active transportation in the SP

Estudo sobre mobilidade humana e saúde na Região Metropolitana de São Paulo, realizado por grupo de pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da USP (Nupens). O artigo originalmente foi publicado (open access) na revista científica Preventive Medicine Reports.

Transporte e planejamento urbano impactam na saúde

Planejamento urbano e transporte impactam na saúde

créditos: Marcos Santos/ USP Imagens

Autor: Thiago Hérick de Sá, Diana Parra, Carlos Monteiro

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: São Paulo

Ano: 2015

 

Este estudo compara os tempos gastos no deslocamento humano, de acordo com diferentes combinações entre os modos praticados (a pé, de transporte público, de carro etc.). O trabalho avalia o potencial impacto de cenários alternativos de transporte e planejamento urbano na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) sobre a prática de atividade física, sobre o tempo não ativo e sobre o tempo total acumulado pela população em seus deslocamentos diários. Os resultados mostram que transporte e planejamento urbano impactam sim, na saúde.

 

O objetivo foi descobrir como se pode, mediante alterações no meio de transporte e no planejamento urbano, chegar mais rapidamente aos locais de destino, e ao mesmo tempo praticar atividade física. Conclusão é que apenas a combinação de mais viagens curtas e uso de transporte público serão capazes de influenciar a saúde da população, reduzindo tanto o tempo total dos deslocamentos e o tempo “parado” e, ao mesmo tempo, aumentando a prática de atividade física associada às viagens cotidianas. 

 

A análise foi feita pelos pesquisadores Thiago Hérick de Sá, Carlos Augusto Monteiro e Diana Parra do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), da Faculdade de Saúde Pública da USP. E avaliou o potencial impacto de cenários alternativos de transporte e planejamento urbano na RMSP sobre a prática de atividade física, sobre o tempo não ativo e sobre o tempo total acumulado pela população em seus deslocamentos diários.

Arquivos
Download
Planejamento urbano e transporte impactam na saúde
Estudo de pesquisadores do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde, da Faculdade de Saúde Pública da USP, avaliou o potencial impacto de cenários de transporte e planejamento urbano na RMSP sobre a prática da atividade física

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário