Caracterização do Usuário do Metrô Paulista e seus Hábitos de Viagem

O estudo possibilita extrair várias informações relacionadas à mobilidade dos usuários do Metrô (quantidade de viagens realizadas, viagens integradas, tempo gasto nos deslocamentos, sua inserção na cidade, etc) e às suas características pessoais (sexo, idade, escolaridade, ocupação, renda, capacidade de pagamento, classe social, etc).

Estudo bianual de caracterização dos usuários do s

Estudo bianual de caracterização dos usuários do sistema

créditos: Metrô

Autor: Metrô

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Região Metropolitana de São Paulo

Ano: 2014

 

A pesquisa de Caracterização do Usuário e Seus Hábitos de Viagem, realizada pelo Metrô, em geral, a cada dois anos, revela mudanças no perfil de seus usuários.

 

O estudo possibilita extrair várias informações relacionadas à mobilidade dos usuários do Metrô (quantidade de viagens realizadas, viagens integradas, tempo gasto nos deslocamentos, sua inserção na cidade, etc) e às suas características pessoais (sexo, idade, escolaridade, ocupação, renda, capacidade de pagamento, classe social, etc).

 

Algumas questões fazem referência ao comportamento usual do entrevistado enquanto outras são direcionadas, especificamente, à viagem que está sendo realizada pelo usuário naquele momento da entrevista.

 

Vale ressaltar que os dados obtidos nesta pesquisa são analisados conforme as transformações ocorridas na sociedade sejam elas econômicas, sociais, urbanas ou demográficas, as quais possuem impacto direto nos deslocamentos e perfil dos usuários.

 

Nos últimos 10 anos, o perfil dos usuários do Metrô delineou os seguintes traços:

 

 

·  Aumento da participação das mulheres na demanda consonantemente com o crescimento deste segmento no mercado de trabalho;

 

·  Crescimento da parcela de jovens adultos e de usuários com mais de 55 anos.

 

·  Maior presença de empregados de escritório, profissionais liberais e inativos no Metrô.

 

·  Nesta década, observamos o crescimento da parcela da população que reside mais longe das estações do Metrô;

 

·  Aumento de usuários com nível universitário completo;

 

·  Aumento significativo da classe Alta (A1-A2-B1), que passou de 34% para 55% dos usuários;

·  A análise das distâncias da residência e da atividade-fim (trabalho, escola, etc.) diz muito sobre a concentração urbana de empregos e a capacidade de atendimento da atual malha metroviária. Em média, nosso usuário mora a 5 km de uma estação de Metrô e realiza sua atividade-fim num local distante a 2,6 km deste transporte;

 

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Caracterização dos Usuários e Hábitos de Viagem
O estudo possibilita extrair informações relacionadas à mobilidade dos usuários do Metrô (quantidade de viagens realizadas, viagens integradas, tempo gasto nos deslocamentos, sua inserção na cidade, etc) e às suas características pessoais

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