O desenho urbano pode influir nos atropelamentos?

Este estudo busca estabelecer as relações existentes entre morfologia urbana (desenho urbano) e a ocorrência de atropelamentos. O trabalho foi desenvolvido com base nas situações de acidentes com pedestres ocorridos nas ruas de Madri (Espanha), e seus resultados são possíveis de ser estendidos a outras cidades e países.

Mapa com trechos de ruas de Madri, segundo extensã

Mapa com trechos de ruas de Madri, segundo extensão

Autor: Roberto Ghidini/ Sociedad Peatonal

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Internacional

Ano: 2010

O trabalho realizado para compor um caderno de recomendações para a consideração dos pedestres no planejamento, no desenho urbano e na arquitetura, se materializou depois em um livro intitulado “La ciudad paseable”. A linha de pesquisa adotada foi a de buscar quais são as relações entre o desenho, as características morfológicas das cidades e a ocorrência dos atropelamentos. 

 

A pesquisa partiu de uma base de dados com mais de 7.000 atropelamentos no município de Madri entre os anos 2003 e 2006, fornecidos pela Policia Municipal. Estes foram separados inicialmente em dois grandes grupos: os acidentes ocorridos em esquinas e os acidentes ocorridos em meios de quadra.

 

A ideia de que ruas mais largas são mais perigosas é reforçada com novos dados que confirmam esta afirmação. A maior velocidade dos veículos e o fato de que se emprega mais tempo para cruzar, sendo portanto maior a exposição ao perigo, são algumas das conclusões.

 

Também o desenho das faixas de travessia de pedestres foi analisado, e o estudo apresenta sugestões no sentido de observar a localização destas faixas, de maximizar a percepção visual do motorista e dotar as travessias da sinalização mais completa possível, especialmente nos trechos mais longos.

Arquivos
Download
O desenho urbano pode influir nos atropelamentos?
Estudo busca estabelecer as relações existentes entre morfologia urbana (desenho urbano) e a ocorrência de atropelamentos. Analisa situações de acidentes com pedestres (ocorridos em esquinas e em meios de quadra) nas ruas de Madri entre 2003-2006.

 Voltar

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário