Buenas condiciones para el peatón - Recogida de información técnica

Estudo elaborado a duas mãos, reunindo textos analíticos de situações onde a ênfase é dada às qualidades técnicas e tecnológicas do projeto, e aos materiais adotados em áreas urbanas dedicadas ao pedestre.

Praça em Madri: acessível, autônoma, sociável e ha

Praça em Madri: acessível, autônoma, sociável e habitável

créditos: Arquivo do autor

Autor: Roberto Ghidini e Héctor Machín Gil

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Internacional

Ano: 2015

 

"Boas condições para o pedestre" é um estudo baseado na compilação de textos que trazem análises de situações práticas onde se destacam as qualidades técnicas e tecnológicas do projeto, assim como de materiais utilizados nas áreas urbanas e que atendam às necessidades do pedestre. 

 

Ao reunirem esta coleção de artigos, o arquiteto Héctor Machín Gil e o engenheiro Roberto Ghidini buscaram observar a maioria dos espaços por onde é possível se caminhar nas cidades, extraindo sempre dos textos a parte que se refere às melhores condições para o andar a pé, dentro do conceito de caminhabilidade, ou "walkability".

 

Foram selecionados exemplos referenciais, de várias partes do mundo, de elementos urbanos como ruas de pedestres, bulevares, passarelas, esteiras rolantes, elevadores, galerias e outros espaços livres como parques e áreas verdes das cidades. Principalmente, foram analisadas as calçadas, com base em estudos que relacionam as melhores características técnicas, paisagísticas e outras qualidades essenciais a um bom projeto deste tipo de via linear. 

 

Em todos os casos, a proposta foi destacar as qualidades das "zonas peatonales", tendo em conta questões de acessibilidade, autonomia, sociabilidade e habitabilidade.

 

A abordagem do tema seguiu uma visão pessoal das experiências de ambos os autores, associada à seleção criteriosa de trabalhos de outros especialistas. O objetivo foi trazer subsídios para melhorar o desenho, aperfeiçoar normas e dotar de condições adequadas as áreas para pedestres.

Arquivos
Download
Buenas condiciones para el peatón
Estudo baseado na compilação de textos que trazem análises de situações práticas em que se destacam as qualidades técnicas e tecnológicas do projeto, assim como dos materiais utilizados nas áreas urbanas que atendam às necessidades do pedestre.

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário