Programa Ciclovida como política de mobilidade urbana sustentável: Estudo empírico na UFPR

Esta dissertação de mestrado tem como objetivo verificar se uma proposta de política pública de mobilidade urbana sustentável com ênfase no uso da bicicleta pode ser elaborada a partir do Programa Ciclovida, da Universidade Federal do Paraná.

Programa Ciclovida, da Universidade Federal do Par

Programa Ciclovida, da Universidade Federal do Paraná

Autor: Silvana Nakamori

Assunto: Teses e TCCs

Abrangência: Brasil

Ano: 2015

O estudo busca entender qual a contribuição deste programa à formulação de uma política mais abrangente para a sociedade. Buscou-se identificar suas potencialidades e fragilidades do programa, e os motivos que justificariam fazer da necessidade por ele apontada a base para uma política pública nessa área.

 

Como período de análise adotou-se desde 2003, quando foi proposto o Programa Ciclovida, passando pela sua oficialização em 2008, até o primeiro semestre do ano de 2015. A metodologia aplicada adotou entrevistas/questionários entre os usuários do Programa para avaliar as contribuições do Programa ao incentivo e uso da bicicleta.

 

Aplicou-se a entrevista/questionário a 59 pessoas, sendo 45 pertencentes ao grupo que conhecia o Programa Ciclovida, os quais responderam 17 questões envolvendo os quatro quesitos de construção do projeto: problema, pressuposto, objetivo geral e objetivos específicos. 

 

A conclusão é que o Ciclovida vem cumprindo o objetivo para o qual foi criado, que é disseminar a cultura do uso da bicicleta. E que há efetivamente uma contribuição do Programa para a formulação de uma proposta de Política Pública de Mobilidade Urbana Sustentável com ênfase no uso da bicicleta. Chegou-se assim a um resultado em que se verifica que o programa tem atuado ativamente no sentido da sensibilização da academia, sociedade e do poder público contribuindo para uma mudança cultural nesse sentido. Por fim, considerando as limitações deste trabalho, a autora apresenta sugestões para novos estudos e pesquisas.

Arquivos
Download
Programa Ciclovida, da UFPR
Dissertação de mestrado tem como objetivo avaliar se uma proposta de política pública de mobilidade urbana sustentável com ênfase no uso da bicicleta pode ser elaborada a partir do Programa Ciclovida, da Universidade Federal do Paraná.

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário