Contribuição para uma mobilidade urbana sustentável

Com foco nos pedestres e ciclistas, este artigo discute as políticas de mobilidade urbana sustentáveis, que apontem para soluções ou a mitigação de problemas de mobilidade e de saúde ambiental nas várias regiões do país

Mobilidade urbana sustentável exige mudança de con

Mobilidade urbana sustentável exige mudança de conceitos

créditos: Heitor Isolda/ Arquivo Mobilize

Autor: Paulo Ferreira Santos Silva

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Nacional

Ano: 2016

 

Os resultados deste trabalho, intitulado "Contribuição para uma mobilidade urbana sustentável", apontam para a necessidade de uma mudança de concepção nos planejamentos e para a gestão dos transportes no Brasil.

 

Como observa o autor, as medidas vigentes, de maneira geral, se originam em boa parte de políticas de governo insustentáveis, ou, não lastreadas a priori em princípios e diretrizes de políticas públicas. Persiste como regra, pelo contrário, a aprovação de projetos de vias urbanas que privilegiam a mobilidade das máquinas (veículos motorizados) em detrimento do ir e vir de pedestres e ciclistas. A abordagem voltou-se também, acrescente-se, à questão da mobilidade e acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

 

O artigo aponta primeiramente a necessidade de lançar mão de uma revisão bibliográfica sobre os modais de transporte não motorizados e sobre a legislação pátria que trata do tema, para que se possa promover essa mudança. 

 

Entre os tópicos abordados pelo trabalho, e que devem ser objeto de atenção do gestor público, estão a Política Nacional de Mobilidade Urbana, as ciclovias e ciclofaixas e a polêmica sobre a quem compete a execução de calçadas (gestão pública ou privada?). 

 

Por fim, o autor  conclui que: "Colocar o pé no freio para desacelerar a degradação ambiental em curso nas cidades requer atitude por parte de todos os atores sociais envolvidos: governantes, empresários e sociedade civil."

Arquivos
Download
Contribuição para uma mobilidade urbana sustentáve
Artigo na área de mobilidade urbana e meio ambiente analisa, com foco nos pedestres e ciclistas, as políticas de mobilidade e planejamento em transportes no país e aponta necessidade de rever conceitos

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário