Desenvolvimento e mobilidade urbana, uma proposta alternativa à Região Metropolitana de Salvador

Este trabalho de conclusão de curso para a Faculdade de Economia da UFBA quer demonstrar que o problema da mobilidade urbana, que atinge de diferentes maneiras grandes cidades no Brasil e no mundo, apresenta raízes históricas em Salvador e Região Metropolitana.

Eixos de desenvolvimento dos transportes na RMS

Eixos de desenvolvimento dos transportes na RMS

Autor: Eric Gaspar de Queiroz Ferreira

Assunto: Teses e TCCs

Abrangência: Salvador

Ano: 2014

 

Além disso, a monografia apresenta as condicionantes políticas e naturais que determinaram a ocupação habitacional e econômica do espaço geográfico metropolitano em Salvador, a atuação dos agentes privados e públicos no planejamento e formatação da Região Metropolitana. E, para além do background histórico, este trabalho também instrumentaliza um arcabouço de fundamentos teóricos que fundamentam formulações de eixos de Desenvolvimento Orientado pelos Transportes (DOT) para os municípios componentes e para a Região Metropolitana de Salvador.

 

A pesquisa desenvolvida evidenciou portanto que a melhor opção teórica para o planejamento e desenvolvimento na RMS é o DOT conectado aos Direitos de Desenvolvimento Transferíveis, ambos por sua vez atrelados ao conceito de Mobilidade Urbana. Deste modo, seria possível a ação conjunta do poder público com a iniciativa privada para a implementação de eixos de desenvolvimento orientados pelos transportes nessa Região.

Arquivos
Download
Desenvolvimento e mobilidade urbana na RMS
Trabalho instrumentaliza um arcabouço de fundamentos teóricos que fundamentam formulações de eixos de Desenvolvimento Orientado pelos Transportes para os municípios componentes e para a Região Metropolitana de Salvador.

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário