Dossiê "Ônibus Limpo"

Dossiê Ônibus Limpo: Benefícios de uma transição para combustíveis renováveis na frota de São Paulo", produzido pelo Greenpeace, demonstra que ônibus elétricos são viáveis na capital paulista

Dossiê

Dossiê "Ônibus Limpo", do Greenpeace, de agosto de 2016

Autor: Greenpeace

Assunto: Relatórios

Abrangência: São Paulo

Ano: 2016

 

O Dossiê Ônibus Limpo: Benefícios de uma transição para combustíveis renováveis na frota de São Paulo foi produzido e publicado pela organização Greenpeace em agosto de 2016 a partir de levantamento de dados de custos operacionais do sistema de transporte da capital, de testes realizados com veículos híbridos e elétricos em outras cidades brasileiras, e de pesquisas em saúde ambiental.

 

O objetivo é fazer com que a nova licitação de ônibus da Prefeitura de São Paulo incorpore obrigações de adoção dos combustíveis limpos como determina a Lei Municipal do Clima, que exige a transição completa até 2018.

 

“Para um corte mais agressivo de emissões no setor de transporte, especialmente de passageiros nos centros urbanos, o mundo ruma rapidamente em direção aos veículos elétricos, e uma metrópole como São Paulo deve estar na vanguarda desse movimento. Nosso dossiê mostra que os investimentos de aquisição dos ônibus elétricos se pagam em médio prazo, e essa infraestrutura elétrica, mais duradoura, irá promover uma modernização que beneficiará a cidade como um todo” afirma Bárbara Rubim, da campanha de Clima e Energia do Greenpeace.


Destaques do dossiê

- No caso dos ônibus elétricos puros, testes operacionais têm demonstrado que o custo de manutenção pode ser 25% menor e a economia com combustível pode chegar a 64,7% em comparação com os convencionais a diesel. O leasing de baterias é uma alternativa para reduzir drasticamente o custo dos ônibus elétricos, aproximando-o do valor do veículo a diesel;

- Por meio da tecnologia V2G (Vehicle to Grid), os ônibus não são apenas consumidores de energia, mas parte do sistema elétrico. Eles podem incorporar as fontes eólica e solar, servir de backup e fornecer energia à rede, tornando todo o sistema mais eficiente;

- 47% do material particulado (fuligem) e 13% das emissões de CO2 que poluem o ar da capital paulistana são gerados pelos ônibus a diesel. Os veículos elétricos zeram essas emissões;

- A redução na queima do diesel convencional poupa vidas e recursos: em dez anos, uma redução de 20% poderia evitar mais de 7 mil mortes e os cofres públicos economizariam R$ 53 milhões em gastos de saúde decorrentes de problemas cardiorrespiratórios. 

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Dossiê Ônibus Limpo, do Greenpeace
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