Gastos das famílias das regiões metropolitanas brasileiras com transporte urbano

O estudo do Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgado em 20 de setembro, apresenta o gasto com transporte público das famílias em nove regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Fortaleza, Salvador e Belém

Capa

Autor: IPEA

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Brasil

Ano: 2012

Foram considerados os indicadores: comprometimento de renda com gastos em transporte urbano e metropolitano, e percentual de famílias que efetuam esse tipo de gasto. Ao investigar o avanço dos gastos com transporte individual em detrimento dos gastos com transporte coletivo o trabalho teve como preocupação a percepção de que o padrão no qual o transporte privado assume papel predominante é gerador de fortes impactos sobre as condições de mobilidade da população nos grandes centros.

 

Os dados utilizados no estudo são da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2009 e de 2003, realizada pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Na edição de 2009 foram pesquisadas 55.970 domicílios em todo o território nacional.

 

Veja aqui: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=15552&catid=1&Itemid=7

Arquivos
Download
Gastos das famílias das regiões metropolitanas

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário