Livro faz radiografia e propõe soluções para calçadas do Recife

"Em uma cidade onde as calçadas não são respeitadas, não se pode esperar respeito por mais nada"

Capa do estudo

Autor: Francisco Cunha e Luiz Helvécio

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Recife

Ano: 2013

 

Em defesa desse espaço essencial para assegurar a mobilidade urbana, o engenheiro Luiz Helvécio e o consultor Francisco Cunha lançaram, em fevereiro, o livro “Calçada: o primeiro degrau da cidadania urbana” (Editora INTG). Em 64 páginas, o livro faz um levantamento minucioso das calçadas do Recife, aponta exemplos de calçadas civilizadas em outros países, resgata a legislação vigente sobre o tema e propõe um roteiro, com sugestões concretas, para a instalação de calçadas cidadãs no Recife.

 

A degradação das calcadas da Cidade motivou os autores a escreverem o livro. Caminhantes habituais, eles defendem a ideia de que o desrespeito à calçada é também um desrespeito a um dos direitos fundamentais de todo cidadão: o de ir e vir.

 

“Sem podermos trafegar por calçadas seguras, desobstruídas e regulares, estamos impedidos, ou não podemos fazê-lo dignamente, de chegar ao trabalho, à residência, à escola, ao transporte público. Ficamos isolados ou gravemente restringidos por carros invasores, barracas, lixo, esgotos estourados e inúmeros outros abusos que atormentam a vida do cidadão pedestre”, assinala Francisco Cunha. “As calçadas precisam ser devolvidas à maioria da população que as utiliza cotidianamente. Somente desta forma seremos capazes de começar a recuperar a mobilidade que precisamos, hoje, tão crucialmente”, complementa Luiz Helvécio. 

 

Com linguagem clara e documentada por um grande número de imagens de calçadas do Recife e cidades da América do Sul, o livro traz uma análise da importância das calçadas para a mobilidade urbana e para a cidadania, fazendo um resgate histórico dos motivos que levaram à degradação desses espaços públicos. Também faz uma radiografia da situação das calçadas recifenses em 2012, com um detalhado registro fotográfico e levantamento dos principais problemas. O livro traz, ainda, depoimentos de recifenses, experiências de países sul americanos que podem servir como modelo para o Recife e  termina com um capítulo propositivo, com sugestões práticas para o resgate da mobilidade nas calçadas da Cidade.

 

Em março, o livro recebeu Voto de Aplauso da Assembleia Legislativa de Pernambuco, proposto pelo deputado estadual Sílvio Costa Filho.

 

Com tiragem de dois mil exemplares, a publicação tem patrocínio da FIEPE, texto de apresentação do médico e escritor Oscar Coutinho, e prefácio do presidente da FIEPE, Jorge Corte Real. O projeto gráfico é de autoria de Mariana de Melo e as ilustrações, de Antônio Montenegro. As fotos utilizadas no livro são assinadas pelos autores. O preço sugerido é R$40.

 

Autores - Luiz Helvécio é engenheiro eletricista de formação, foi professor universitário, fez curso nos Estados Unidos, trabalhou na Telpe e na Chesf e exerceu cargos públicos sempre ligados ao meio ambiente e à defesa do consumidor. Mas foi principalmente como vereador, durante três mandatos consecutivos, que se destacou na defesa da cidade, em especial nas áreas de sustentabilidade urbana, meio ambiente, desenvolvimento urbano, trânsito e  transporte. Atualmente, dirige uma ONG que defende a sustentabilidade das cidades.

 

Francisco Carneiro da Cunha é arquiteto por formação, foi auditor do Tesouro Estadual e sócio-fundador da TGI Consultoria em Gestão. Em 2006, participou da fundação da revista Algomais. É coautor dos livros Pernambuco Afortunado e dos guias Um Dia no Recife e Um Dia em Olinda. Além da atividade de consultoria, também exerce a função de presidente do Conselho de Administração do Instituto Recife de Gestão (IRG).

 

 

Mais informações para a Imprensa:

Francisco Cunha, tel. (81) 9977.3170

Luiz Helvécio, tel. (81) 9972.9633

Andrea Guerra, Assessoria de Imprensa, tels. (81) 9173.5273 | 3269.4358

 Voltar

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário