Ciclovia na Polônia brilha no escuro e é recarregada por energia solar

Sensação é quase a de pedalar pela Via Láctea... Tecnologia adota revestimento sintético que capta a luz do sol e a irradi

Notícias
 

Fonte: Época  |  Autor: André Jorge de Oliveira  |  Postado em: 07 de outubro de 2016

Ciclovia na Polônia tem piso que capta e irradia a

Ciclovia na Polônia tem piso que capta e irradia a luz solar

créditos: Reprodução

 

Nada como pegar a bicicleta e dar umas pedaladas à noite pela cidade, não é mesmo? A experiência pode se tornar ainda mais incrível se você estiver em Lidzbark Warminski, no norte da Polônia.

 

Está em fase de testes na cidade uma ciclovia mais do que especial, revestida por um material sintético que brilha no escuro à base de energia solar. Depois de um dia ensolarado, o pavimento pode emitir luz própria por até dez horas - ou seja, durante praticamente a noite toda.

 

O conceito, criado pelo impronunciável instituto TPA Instytut Badan Technicznych Sp. z o.o., foi inspirado em uma outra iniciativa cicloviária criada na Holanda pelo estúdio Roosegaarde e batizada com o nome de Starry Night, em homenagem ao eterno Van Gogh. 

 

Só que, ao invés de usar luzes LED como no revestimento holandês, a ciclovia de Lidzbark Warminski conta com o material que funciona inteiramente com a energia que vem do Sol. Uma ideia brilhante e sustentável, digna de se espalhar por várias cidades do mundo.

 

Veja mais fotos:

 

 
Foto: Reprodução

 


Foto: Reprodução 

 

Leia também:

Ciclovia inspirada em Van Gogh encanta ciclistas na Holanda 

Ciclovias de Curitiba vão gerar energia

Alemanha inaugura estrada exclusiva para ciclistas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário