Melbourne testa sistema que dá prioridade a VLT em cruzamentos

Na cidade da Austrália, crescem os congestionamentos e o número de passageiros do transporte público, e as autoridades testam tecnologias para acelerar o serviço

Notícias
 

Fonte: Via Trolebus  |  Autor: Renato Lobo  |  Postado em: 20 de outubro de 2016

Cresce o uso do VLT em Melbourne, na Austrália

Cresce o uso do VLT em Melbourne, na Austrália

créditos: Reprodução

 

A cidade de Melbourne, na Austrália, deve introduzir semáforos inteligentes que dão prioridade aos Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT). 

 

A capital e mais populosa cidade do estado de Vitória enfrenta dois problemas: o crescente número de passageiros do transporte público e a piora nos congestionamentos rodoviários. Combinados, estes fenômenos fazem com que a rede de bondes esteja perdendo eficiência, com a velocidade média dos bondes ficando em cerca de 16 km/h.

 

Em comunicado, a empresa de transportes públicos do estado informa que o número de passageiros em linhas de bonde em Melbourne é 51% maior do que o registrado no início da década de 2000.

 

Parte desse crescimento decorre do adensamento populacional ao longo das linhas. Desde 2012, mais de um terço das aprovações de construção para novas habitações foram próximas às rotas dos bondes. Esta ocupação, por sua vez, gera um aumento populacional significativo na utilização dos bondes.

 

Soluções

Duas tecnologias serão testadas para acelerar o serviço. Uma baseia-se em sistema onde o bonde emite sinal ao semáforo para então ter a prioridade. Já a outra usa tecnologia GPS para rastrear a localização de elétricos em relação a outros tipos de tráfego nas vias.

 

Leia também:

Capital da Austrália terá seu primeiro VLT 

Melbourne planeja primeira linha de metrô subterrâneo 

Sidney, na Austrália, terá metrô em 2019 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário