Brasileiros ganham prêmio ao produzir energia com catracas de metrô

Alunos de administração da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) acabam de ganhar o prêmio internacional EDP University Challenge.

Notícias
 

 |  Autor: Buona Rosa / Greenvana  |  Postado em: 15 de junho de 2011

Catracas em estação de metrô de São Paulo

Catracas em estação de metrô de São Paulo

créditos: Divulgação

Para se ter uma ideia, somente na cidade de São Paulo mais de 2 milhões de pessoas utilizam este meio de transporte por dia. Imagine o quanto poderia ser produzido com tanta movimentação.

Para captar essa energia, eles utilizaram o movimento cinético realizado mediante o giro das roletas instaladas nas catracas das estações de metrô, trem ou ônibus. Ou seja, a energia cinética produzida por cada pessoa que por elas passam é convertida em eletricidade.

Renato Figueiredo, Lucas Rodrigues e Tatiana da Silva formam o trio de inventores da FEI, de São Paulo. Os estudantes basearam o projeto em locais de transporte coletivo, mas eles afirmam que esse método não exclui outras possibilidades.

Ganhadores do prêmio internacional EDP University

Ganhadores do prêmio internacional EDP University

créditos: Divulgação

Bancos, estádios, escolas e shows também podem ganhar com essa nova invenção. É só pensar na quantidade de pessoas que adentram em festivais de música como o Rock’n Rio ou até mesmo em uma final de Copa do Mundo.

No ano passado, os alunos levaram a sua ideia para o concurso de energia elétrica da EDP University Challenge, que premia as melhores iniciativas desenvolvidas por universitários. Foi com essa invenção fantástica que os brasileiros ganharam o primeiro lugar. Agora, os alunos estão aprimorando o projeto com o auxílio de uma bolsa de estudo.

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário