Recife e Brasília, as capitais onde mais tempo se leva na ida ao trabalho

É o que revela um levantamento de 2016 do aplicativo Moovit. Tempo médio de deslocamento por transporte público nessas duas cidades é de 96 minutos

Notícias
 

Fonte: Folha de Pernambuco  |  Autor: Folha de Pernambuco  |  Postado em: 28 de março de 2017

Recife, média de 96' para ir e voltar do trabalho

Recife, média de 96' para ir e voltar do trabalho

créditos: Flickr

 

Os usuários do transporte público no Grande Recife e em Brasília demoram um tempo precioso se deslocando de casa para o trabalho e vice-versa. Por dia, em média, são gastos 96 minutos,  revela o Relatório do Transporte Público 2016, divulgado pelo Moovit, aplicativo voltado à mobilidade urbana que tem 55 milhões de usuários. Nesta pesquisa, foram avaliadas dez cidades brasileiras. 

 

A capital pernambucana ainda aparece em terceiro lugar quanto ao maior tempo de espera pelo ônibus, metrô ou outro modal (27 minutos), atrás somente de Brasília (33) e Salvador (28).

 

Na média de deslocamento, os recifenses levam tanto tempo para ir e voltar quanto os moradores de grandes metrópoles do mundo, como Toronto (96 minutos), Istambul (91) e Cidade do México (88).

 

A capital pernambucana ainda tem o maior percentual de usuários que levam mais de duas horas para fazer esse trajeto diariamente - 34%. No Brasil, aparecem em seguida o Rio de Janeiro (95), São Paulo (93), Fortaleza (89), Belo Horizonte (85), Campinas/SP (77), Porto Alegre (74) e Curitiba (72). Nessa última, que confirma sua vocação para o transporte público eficiente, 21% levam mais de 120 minutos para ir e voltar do trabalho.

 

Distâncias 

No quesito "distância média das viagens", Brasília foi a que teve o maior índice: 15 quilômetros. Em seguida vêm Rio de Janeiro (12), Belo Horizonte e Recife (9), Campinas/SP, Salvador e São Paulo (8), e Curitiba, Fortaleza e Porto Alegre (7). 

 

Outro ponto avaliado pelo relatório foram as baldeações por trajeto, ou seja, a possibilidade de fazer combinações para chegar mais rápido ao destino. Em São Paulo e Fortaleza, os índices são os mais altos do país (66%). Ainda assim, estão distantes dos de redes de transporte como a da Cidade do México (82%), de Berlim (78%) e de Paris (75%). Na RMR, apenas 56% fazem, ao menos, uma baldeação (migração de um ônibus para outro ou para o metrô).

 

Conforme a empresa, o relatório revelou a possibilidade de transformar dados fornecidos pela tecnologia em embasamento para melhorias no setor, como mais corredores de ônibus. "É muito bom quando tecnologia e colaboração se unem", disse o vice-presidente de Produtos e Marketing da Moovit, Yovav Meydad.

 

Responsável pela implantação de 33 km de faixas exclusivas para ônibus nos últimos quatro anos, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife informou que está prospectando novas rotas para a implantação dos corredores, batizados de Faixa Azul, considerando fatores como o número de linhas e de passageiros beneficiados e a quantidade de paradas ao longo do percurso.

 

Veja o resumo do relatório global Moovit 2016 (em português)

Veja ainda o ranking das cidades latinoamericanas 

 

Leia também:

TomTom indica: SP é a 5ª mais congestionada do Brasil 

Uma visão do caminhar, a partir de Recife 

Porto Alegre é a capital onde se chega mais rápido ao trabalho 

Pesquisa mostra insatisfação com transporte público em dez capitais 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário