Fortaleza terá ruas 40 km/h e áreas de "Trânsito Calmo"

Prefeito anuncia medidas para acalmar o trânsito e cita estudos que comprovam sua eficácia na redução das chances de acidentes fatais

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Fortaleza  |  Autor: Prefeitura de Fortaleza  |  Postado em: 08 de maio de 2017

Lançamento da campanha: Salve Vidas, #desacelere

Lançamento da campanha: Salve Vidas, #desacelere

créditos: Divulgação AMC Fortaleza


Como parte da campanha Maio Amarelo, que visa à redução dos acidentes de trânsito, a Prefeitura de Fortaleza anunciou nesta segunda-feira (8) que algumas ruas da capital cearense terão a velocidade máxima permitida limitada em 40 km/h.

 

As ruas que terão o limite de velocidade reduzidos são as ruas Canuto de Aguiar, Ana Bilhar, no Bairro Meireles; e Gustavo Sampaio e Azevedo Bolão, no Bairro Parquelâdia. Durante todo o mês de maio, agentes de trânsito da AMC intensificarão as ações com foco nos principais fatores de risco de acidentes. As ações tem apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global.

 

O “Maio Amarelo” é um movimento internacional sobre a segurança viária. A data também marca o início da ‘Semana de Segurança Viária Mundial’ da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê ações em todo planeta por sete dias para conscientizar populações para a necessidade de unir esforços no combate aos acidentes de trânsito.

 

Redução de mortes no trânsito
Em Fortaleza, no primeiro semestre de 2016, 126 pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito, contra 145 do mesmo período do ano anterior, uma redução de 13,1% de acordo com o Anuário de Acidentes de Trânsito de Fortaleza “No mundo inteiro, a principal causa de morte entre jovens de 15 à 29 anos é o trânsito. Felizmente, a gente está reduzindo esses números nos últimos dois anos, na cidade. Essa tendência de queda é importante, mas muitas mortes podem ser evitadas com as ações do poder público e a consciência de quem está ao volante”, explicou o prefeito Roberto Cláudio.


Gráfico mostra porque é importante reduzir velocidades:
uma redução de 5% reduz em 30% o risco de acidentes fatais
(Fonte: OMS)


Para garantir essa redução, a Prefeitura vai intensificar as ações que já começaram na cidade. Estão previstas novas estruturas de calçadas, passarelas de pedestre em nível elevado, aumento das áreas de esquina e criação de áreas de baixa velocidade de trânsito, principalmente onde há mais acidentes e maior número de pedestres. Após o bairro Rodolfo Teófilo, os próximos locais a receberem Área de Trânsito Calmo serão o bairro Cidade 2000 e o entorno do Hospital Infantil Albert Sabin. “Vamos apresentar os projetos para as comunidades e fazer ajustes necessários. Em agosto deveremos entregar a área do Albert Sabin e em outubro a da Cidade 2000. São locais com muitos pedestres, no caso do Albert Sabin, temos um conjunto hospitalar, com pessoas com condições bem específicas de mobilidade”, falou o secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Saboia.

 

Velocidade, de 60km/h para 40 km/h
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a velocidade é um dos principais fatores de risco para as lesões e mortes causadas pelo trânsito. Em Fortaleza, a política de redução de velocidade vai ser ampliada. A Av. Padre Antônio Tomás, no trecho situado entre o túnel Dr. Juraci Magalhães e a Rua Valdetário Mota, terá redução de velocidade, saindo de 60 km/h para 40 km/h, garantindo a travessia segura dos pedestres e ciclistas. “Para quem está dirigindo pode não ser confortável, mas isso é ciência. Com a redução da velocidade, os condutores podem respeitar com mais segurança a faixa de pedestre, usada como acesso ao Parque do Cocó por muitos pedestres e ciclistas”, pontuou o Prefeito.

 

Nova sinalização indica a velocidade máxima: 40 km/h

 

Leia também:
VLT de Fortaleza é grafitado pela dupla de artistas OsGemeos
Fortaleza ganha centro de pesquisa em mobilidade elétrica
Até 2020, Curitiba pretende reduzir pela metade as mortes no trânsito
Maio Amarelo - Dia da Mobilidade a pé 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário