Lançado mapa das distâncias a pé entre estações do metrô de SP

Movimento SampaPé amplia e atualiza mapa "Vá a pé", iniciativa para estimular a caminhada como modo de deslocamento prático e sustentável na capital paulista

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ SampaPé  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 12 de junho de 2017

Em vez de se apertar no Metrô, que tal uma caminha

Em vez de se apertar no Metrô, que tal uma caminhada?

créditos: Daniel P. Sobreira/ Clickmobilidade

 

Quem está habituado a se locomover por longas distâncias no metrô paulistano talvez não tenha se dado conta de que há trajetos entre estações tão curtos que poderiam ser percorridos em menos de dez minutos de caminhada. Já outros trechos entre uma estação e outra são mais longos mas, também nesses casos, podem se tornar uma proposta interessante para compor uma programação semanal de exercícios, por exemplo.

 

Para satisfazer a curiosidade de quem costuma andar de metrô, a organização SampaPé relançou o mapa “Vá a pé”, em versão atualizada e ampliada (a primeira versão é de 2013),com as distâncias entre todas as estações do Metrô de São Paulo, incluindo todas as linhas. 

 

Para ver o mapa, basta clicar na seção Mapas do Mobilize Brasil. Ou ainda em formato PDF no link http://bit.ly/vaape, onde o material está disponível para baixar e imprimir. 

 

Segundo a diretora do SampaPé, Leticia Sabino, o objetivo da iniciativa é incentivar paulistanos e paulistanas a caminharem mais:

 

“As pessoas têm a impressão que vale mais a pena pegar o transporte público, mesmo que para percorrer distâncias curtas. Mas quando se compara o tempo de pegar fila, passar na catraca e descer inúmeras escadas, percebe-se que o tempo gasto seria menor se o trajeto fosse realizado a pé.” 

 

A primeira versão, lançada em 2013, contemplava apenas a região central da cidade e não contava com todas as estações da Linha Amarela, por exemplo. O mapa provoca as pessoas a combinar o transporte público com a caminhada, talvez desembarcando algumas estações antes ou entrando em estações mais distantes.

 

Tá pertinho

O mapa mostra que a principal estação do metrô paulistano, a Sé, está a 8 minutos de distância das estações Liberdade, Pedro II e Anhangabaú. Os trajetos são curtinhos também entre as estações Armênia e Tietê, Santo Amaro e Largo Treze, Santa Cecília e Marechal Deodoro e Clínicas e Sumaré.

 

Também estão incluídas no mapa dois “atalhos” a pé entre estações de linhas diferentes, como Anhangabaú e São Bento e Ana Rosa e Chácara Klabin. “Muitas vezes vale mais a pena trocar a baldeação por alguns minutos caminhando na rua, especialmente em regiões com alta concentração de estações”, destaca Leticia.

 

Ficou longe

O mapeamento também mostra que algumas estações estão muito longe umas das outras. A distância “campeã” fica entre as estações Penha e Carrão, de 30 minutos, seguida por República e Paulista (28 minutos) e o empate entre Santana e Jardim São Paulo (26 minutos) e Santo Amaro e Giovanni Gronchi (26 minutos). 

 

Para a vice-diretora do SampaPé, os trajetos dignos de maratona dizem muito sobre a constituição da cidade: “As distâncias entre estações crescem conforme se afasta do centro da cidade, o que evidencia as desigualdades espaciais entre os bairros de São Paulo. Além disso, as distâncias mais longas também indicam que há no caminho estruturas hostis para pedestres, como pontes e grandes complexos viários.”

 

Leia também:

Fuja da lentidão do Metrô de SP, conheça as distâncias entre as estações

Conheça o Estatuto do Pedestre de S.Paulo

Mais tempo para o pedestre!



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário