Prefeito de São Paulo sanciona Estatuto do Pedestre

Documento prevê intervenções como a melhoria da iluminação das calçadas e aumento no tempo de travessia nos semáforos

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1  |  Postado em: 14 de junho de 2017

Estatuto do Pedestre é sancionado por João Doria

Estatuto do Pedestre é sancionado por João Doria

créditos: Regina Rocha/ Mobilize

 

O prefeito João Doria sancionou nesta terça-feira (13) o Estatuto do Pedestre. O documento, de autoria do vereador Police Neto (PSD), foi aprovado em segunda votação na Câmara Municipal de São Paulo no dia 7. A sanção será publicada no "Diário Oficial" nesta quarta (14).

 

A intenção é ter o pedestre no foco da política de mobilidade da cidade, prevendo intervenções como a melhoria da iluminação das calçadas e o aumento de tempo de travessia nos semáforos.

 

Entre outras regras previstas estão a destinação de recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (Fundurb), a criação de um sistema de informações sobre mobilidade a pé, reunindo dados estatísticos sobre circulação, fluxos, acidentes, atropelamentos, melhorias na sinalização; priorização de pedestres em travessias e pontos de ônibus e maior segurança ao pedestre.

 

A elaboração do Estatuto contou com a participação de representantes de diversas entidades ligadas à mobilidade da cidade, como Cidadeapé, Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Corrida Amiga e SampaPé.

 

O número de acidentes e mortes no trânsito tem sido um dos temas dos primeiros meses da gestão Doria, que decidiu aumentar os limites de velocidade nas marginais. Pelo menos 11 motociclistas morreram desde janeiro em acidentes nas marginais Pinheiros e Tietê.

 

Leia também:

Conheça o Estatuto do Pedestre de S.Paulo. Lei agora depende da sanção do prefeito

Lançado mapa das distâncias a pé entre estações do metrô de SP

"Cometas" respeitam pedestres e ciclistas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário