Maringá (PR) planeja ter um VLT

Técnicos de uma empresa francesa são esperados na cidade paranaense para a análise da viabilidade de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos

Notícias
 

Fonte: ANPTrilhos  |  Autor: Mobilize/ ANPTrilhos  |  Postado em: 15 de agosto de 2017

Prefeito de Maringá inspira-se no modelo do VLT do

Prefeito de Maringá inspira-se no modelo do VLT do Rio

créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil

Maringá, a terceira maior cidade do Paraná, com 400 mil habitantes, pode vir a se tornar a primeira no Sul do país a ter um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

Nos próximos dias, a cidade aguarda a visita de consultores de uma empresa francesa especializada em transporte ferroviário de carga e de passageiros. Os técnicos farão uma análise prévia da viabilidade de implantação do novo modal de transporte, anunciou o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur. Sem dar mais detalhes, nem o nome da empresa, o secretário apenas declarou à imprensa local que a empresa “tem a maior expertise no mundo em projetos de engenharia nessa área”.

Em junho, Purpur esteve no Rio de Janeiro para conhecer o VLT Carioca, e dá três motivos para justificar a opção pelo modal sobre trilhos em lugar de um BRT: ele é mais silencioso e não poluente (elétrico), mais amigável ao passageiro (circula ao nível da rua) e não interfere na paisagem urbana, o que pode estimular o uso do transporte coletivo.

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PDT), imagina o VLT implantado em três anos. De acordo com a Secretaria, a primeira linha do VLT a ser construído em Maringá deverá ter cerca de 8,5 km, entre a Praça Geoffrey Wilde Diment e o antigo aeroporto. 

O secretário Purpur mostra-se confiante nessa empreitada: “Temos todas as condições físicas para ter o VLT leste-oeste -  topografia favorável, número de passageiros compatível com o projeto, e sem precisar fazer desapropriações”, justificou.

Leia também:
VLT de Santos cai no gosto dos usuários e amplia horário de operação
VLT não está nos planos para SP, diz Avelleda
Abaixo-assinado pede volta do VLT em Campinas (SP)
VLT do Rio de Janeiro em 20 fotos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário