Crianças de Fortaleza visitam nova estação de VLT

Objetivo é apresentar sistema de transporte aos estudantes e estimular o sentimento de pertencimento e de conservação do patrimônio público

Notícias
 

Fonte: Metrofor / Mobilize Brasil  |  Autor: Pedro Alves / Metrofor  |  Postado em: 05 de outubro de 2017

Luana Martins, aluna da 5ª série

Luana Martins, aluna da 5ª série

créditos: Fotos: Pedro Alves / Metrofor

O Metrofor recebeu nesta quarta-feira (4) alunos da escola municipal de Ensino Fundamental e Médio Papa João Paulo XXIII para uma visita ao Ramal Parangaba-Mucuripe, na região de Fortaleza (CE). A escola fica localizada no bairro Vila União, no entorno da estação operada pelo Metrofor, e que começou a receber passageiros no dia 25 de julho, com início da operação assistida do VLT. O coordenador de Projetos Sociais do Metrofor, Fernando Mota, explicou que a visita é uma iniciativa para estimular o relacionamento com as comunidades no entorno da linha.

O passeio do grupo de 40 crianças teve como tema a preservação do patrimônio público. A diretora da escola, Edneuda Oliveira, coordenou as crianças durante a aula de campo. “Nossa escola oferece uma disciplina chamada Educação Patrimonial. Nela, os estudantes recebem conteúdo teórico e tem aulas práticas voltadas para a preservação do patrimônio público. Hoje, o objetivo é que os alunos compartilhem desse sentimento de pertencimento e de cidadania em relação a esse equipamento público tão importante”, disse.

Virna Rebouças, "Guardiã do VLT" 

A estudante da 4ª série Virna Rebouças, de 10 anos, levou pra casa o ensinamento do dia. “Nós aprendemos que quando todo mundo faz sua parte, tudo fica mais organizado. Na escola é do mesmo jeito, quando não deixamos estragar água, não deixamos sujar o banheiro, tudo fica melhor pra todos, por isso que eu sou uma guardiã na escola e agora vou ser uma guardiã no VLT também”, disse ela, empolgada com o passeio.

Segundo Fernando Mota, escolas interessadas em agendar passeios escolares podem procurar o Metrofor e fazer o agendamento. “Nós compreendemos que as crianças são os futuros usuários do VLT, por isso que investimos nesse tipo de ação. Se queremos criar uma consciência de preservação do patrimônio público, sabemos que não se faz isso sem passar pela educação. Então, nada melhor que trabalhar com as crianças, como estamos fazendo aqui hoje. E ao mesmo tempo estamos buscando criar uma cultura metroferroviária nas comunidades”, disse ele.

Alunos da escola João XXIII na estação do VLT: banda e bandeira para marcar a visita

A professora Alessandra Magalhães se fantasiou de “Aledroid”, uma super-heroína que ela criou para estimular a imaginação das crianças. “Nós fazemos peças teatrais, histórias em quadrinhos, tudo de forma muito lúdica, pra prender atenção dos alunos e passar nossa mensagem, que é uma mensagem de cidadania”, disse ela, enquanto brincava com os alunos dentro do VLT.

Serviço:
Agendamento de passeios escolares no Metrô e VLTs
Mais informações: 3101 7151

Leia também:
VLT de Fortaleza inicia operação com passageiros
Projeto do VLT em Petrolina
Fortaleza terá ciclovia de referência no país


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário

Enquetes
Enquete Você deixaria o carro em casa, e até o transporte público, se as calçadas de sua cidade fossem melhores para caminhar?