Ciclovida pede apoio para realização do Mês da Mobilidade

Organização de ciclistas de Fortaleza lança campanha de financiamento coletivo para realizar evento de mobilidade urbana

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Yuriê César  |  Postado em: 06 de julho de 2015

Mês da Mobilidade de Fortaleza

Mês da Mobilidade de Fortaleza

créditos: Divulgação

 

Para realizar a terceira edição do evento que começou em 2013 como Semana da Mobilidade, a ONG Ciclovida pede apoio através do site de financiamento coletivo Catarse.

 

Em 2013, o primeiro evento contribuiu para o debate sobre mobilidade na cidade de Fortaleza, mostrando a importância dos deslocamentos ativos e de propulsão humana. Em 2014, já como Mês da Mobilidade, o evento foi ampliado e teve a participação de pessoas de fora da cidade para contribuir com o debate. 

 

O crescimento do evento só foi possível graças à campanha de financiamento coletivo realizado também pelo Catarse. Na ocasião, a meta de R$ 3.500 foi atingida (e ultrapassada) graças à colaboração de 68 pessoas.

 

Neste ano de 2015, a meta de R$ 6.000 é mais otimista. Com o tema "Educação: o segredo para uma mobilidade mais humana", o objetivo é ressaltar o quanto a educação é imprescíndivel para a humanização da mobilidade.

 

O valor arrecadado será utilizado para pagar os custos das passagens dos convidades nacionais, confecção de camisetas, adesivos e cartazes e para a infraestrutura de apoio.

 

Atividades

Confira as atividades programadas para a edição de 2015 do Mês da Mobilidade de Fortaleza, fornecida pela Ciclovida:

 

1. Roda de conversa com convidados nacionais

Neste ano, reuniremos mais referências de outras cidades para contribuir com o debate em Fortaleza. Neste ano, o evento terá a presença de Paulo Aguiar (Pedala Manaus), Ênio Paipa (Bike Anjo) e Aline Cavalcante (oGangorra, Bike vs Carros, Pedalinas e muito mais!). 

 

2. Desafio Intermodal

Diversos participantes sairão de um mesmo lugar a um mesmo destino. Mas não é uma corrida comum! Cada um deles utilizará um modo de deslocamento diferente: a pé, de bicicleta, de motocicleta, de ônibus, de carro...! Vamos comparar a eficiência de cada modo não só pelo tempo gasto, mas também pelo custo financeiro e pela poluição causada!

 

3. Experiência feminina em bicicletas

As Ciclanas promoverão uma roda de conversa sobre a experiência feminina em bicicletas em Fortaleza, abordando as liberdades fornecidas pelo uso do veículo e as formas de superar as principais dificuldades encontradas pelas mulheres.

 

4. Exibição de filmes e documentários

Assistiremos a filmes e documentários interessantíssimos sobre mobilidade. É claro, teremos rodas de conversa para debater sobre o que assistimos!

 

Um dos filmes exibidos este ano será o badaladíssimo Bike vs Carros! Seu sucesso não é à toa: esse filme vai mexer com você!

 

5. Escola Bike Anjo

O Bike Anjo Fortaleza dará suas tradicionais aulas para adultos e crianças aprenderem a pedalar! Conheça a Escola Bike Anjo!

 

6. Multa Moral

Tem muita gente por aí que aproveita a falha fiscalização de trânsito da nossa cidade. Não temos o poder de multar, mas vamos andar por aí avisando aos infratores que suas condutas prejudicam os seus concidadãos. Deixaremos nosso recado e convidaremos à reflexão!

 

7. Projeto Walk Fortaleza

Iniciativa com objetivo de incentivar o cidadão a caminhar mais, descobrir mais sua cidade e refletir sobre a falta de sinalização para pedestres! Inspirado no walkyourcity.org, queremos realizar essa iniciativa aqui novamente!

 

8. Bike Blitz

Abordagem de ciclistas para doação de brindes, manutenção de bicicleta e diálogo sobre condutas no trânsito.

 

9. Dia Fortaleza Sem Carro

22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro, e a Ciclovida não vai deixar nossa cidade ficar fora dessa! No Dia Fortaleza Sem Carro, incentivaremos nossos concidadãos a deixar o carro em casa, deslocando-se por algum modo de transporte coletivo ou à propulsão humana!

 

10. Ciclochique

Bicicleta também é um veículo para ir ao trabalho e às festas! Vamos pedalar com elegância, mostrando que é possível deslocar-se a todo lugar de bicicleta!

 

11. Rota Turística

A Rota Turística acontecerá de novo no Mês da Mobilidade 2015! Passearemos de bicicleta e conheceremos a história de nossa cidade.

 

12. Oficina Gambiarra

Quer aprender a fazer a manutenção da sua bicicleta? Vamos trocar informações básicas sobre o tema, e abrir espaço para você colocar a mão na massa!

 

Contribua

Para contribuir, acesse o site: www.catarse.me/mobilidade2015

 

 

Leia também:

Fórum Nordestino da Bicicleta 

Fórum Sergipano da Bicicleta 2015 

Andar a pé: o jeito mais simples (e talvez disruptivo) de andar 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário