Bikes usadas são 'recicladas' e doadas a crianças carentes em SP

ONG Doando Carinho distribuiu 40 bicicletas em São Bernardo do Campo (SP) para celebrar o Dia das Crianças e agora espera conseguir outras 79 para entregar no Natal

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Glauco Araújo  |  Postado em: 11 de outubro de 2017

Crianças de São Bernardo do Campo recebem bikes re

Crianças de São Bernardo do Campo recebem bikes reformadas

créditos: ONG Doando Carinho

Um grupo de amigos que pedala pelas ruas do ABC Paulista entregou 40 bicicletas reformadas para crianças carentes em São Bernardo do Campo, como parte da comemoração pelo Dia das Crianças. Eles receberam doações de bikes e montaram um mutirão para deixar as “magrelas” como se fossem novinhas em folha.

“É uma forma de ensinar a solidariedade, de dividir com outros”, disse Virgínia Bueno Nakovnik, presidente da ONG Doando Carinho, responsável pela ação voluntária.

Segundo ela, o grupo decidiu, no ano passado, distribuir marmitas para moradores em situação de rua. Em seguida, eles resolveram aliar o prazer em andar de bike e estimular a prática do pedal doando bicicletas para crianças carentes da região.

“A nossa primeira ação foi no Dia das Crianças do ano passado, quando entregamos 29 bicicletas no mesmo bairro em que fizemos a doação deste domingo. A segunda ação foi no Natal do ano passado, quando entregamos 52 bikes”, disse ela.

Solidariedade
Virgínia acredita que os amigos voluntários tenham conseguido plantar a semente da solidariedade até mesmo em quem tem pouco. Ela lembrou que uma das crianças contempladas por uma bicicleta também fez uma doação para outras crianças. “Ela veio até nós e ofereceu uma bicicleta bem velhinha que tinha em casa, já sem condição de uso, para que a gente a arrumasse e doasse para outra pessoa.”

Um dos voluntários da ONG, que participa do mutirão, disse que é muito gratificante poder recuperar algo que não tem condição de uso e deixar pronto para ser usado novamente, como é o caso das bicicletas. "Não tem prazer e expectativa maiores, é incrível ver a carinha de felicidade das crianças", disse Emerson Garcia.

A entrega das bicicletas não é feita de forma aleatória ou de improviso. A ONG vai até o bairro que será contemplado com a campanha e realiza uma entrevista com os pais das crianças, perguntando sobre a idade e tamanho dos pequenos, por exemplo. "Também pedimos autorização dos pais para entregar as bicicletas. A gente não faz sorteio, vamos antes e fazemos esse cadastro da família", disse Virgínia.

Doações
Ela afirmou ainda que o próximo passo será o Natal. "Já temos 79 crianças cadastradas para ganhar bicicletas. Agora é correr atrás para conseguirmos as doações", disse Virgínia.

Quem quiser doar bicicletas pode enviar mensagem pelo WhatsApp dos integrantes da ONG Doando Carinho: Virgínia (11) 98588-9847; Renato (11) 98649-0128; Emerson (11) 96579-7090. 

Bicicletas são recuperadas e distribuídas a crianças carentes no ABC Paulista. Foto: ONG Doando Carinho

Leia também:
Doação de bicicletas para refugiados: projeto busca apoio para continuar
Projeto leva bicicletas compartilhadas à comunidade no Recife
Para incentivar uso de bicicleta Pedala Manaus organiza mais um pedala maninho

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Mateus de Aquino justino 11 952355897 - 29 de Junho de 2020 às 19:01 Positivo 0 Negativo 0

Me chamo Mateus estou desenpregado tenho uma filha de 8 anos que me pede muito uma bicicleta mais nao tenho condições de comprar espera que alguém possa me ajudar me doando uma bicicleta Muito obrigado

Clique aqui e deixe seu comentário