Doação de bicicletas para refugiados: projeto busca apoio para continuar

Estrangeiros residentes no DF receberam em abril 34 bikes doadas pelo projeto Doe Bicicleta. Agora, a Ong Rodas da Paz está atrás de apoio e patrocínio para novas ações

Notícias
 

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe  |  Autor: Isaura Daniel  |  Postado em: 04 de maio de 2016

Ação em Brasília promove mobilidade aos estrangeir

Ação em Brasília promove mobilidade aos estrangeiros no país

créditos: Antonio Cruz/Agência Brasil

 

Empenhada em dar mais mobilidade aos refugiados que vivem na capital federal, a ONG Rodas da Paz www.rodasdapaz.org.br organizou no mês passado uma ação em que distribuiu 34 bicicletas para os novos cidadãos do país.   

 

Agora, a entidade pretende promover mais iniciativas do tipo. “Temos uma grande vontade de fazer novamente”, afirmou à reportagem da Agência de Notícias Brasil-Árabe o integrante do conselho consultivo da organização e coordenador do projeto Doe Bicicleta, Raphael Barros Dorneles.

 

Para fazer uma nova distribuição de bicicletas para os refugiados a organização precisa de apoios e de patrocínio. O projeto Doe Bicicleta faz essa doação esporadicamente para diferentes grupos sociais, como estudantes de escolas públicas, comunidades rurais e crianças que aguardam adoção, entre outros. São coletadas as bicicletas de doadores e, antes de serem distribuídas, elas são reformadas. É preciso verba para as peças e serviços de mecânicos.

 

“O grande ganho é a possibilidade de locomoção, o direito social da mobilidade dá acesso a outros direitos, como educação, trabalho, saúde”, afirma Dorneles sobre o uso das bikes pelos refugiados para chegar até seus cursos de português, ir trabalhar e economizar o dinheiro da passagem no transporte público, ou mesmo para atendimento de saúde. A Rodas da Paz chegou a fazer outra distribuição de bicicletas aos estrangeiros há cerca de dois anos.

 

Parceria com a ONU

A ação de abril aconteceu em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), o Instituto Migrações e Direitos Humanos, a Embaixada da Austrália e o grupo Escoteiro Moraes Antas, além da colaboração de voluntários. A iniciativa fez parte do Dia Mundial de Boas Ações, uma data internacional, organizado pela plataforma social que conecta voluntários e organizações chamada Atados. Os refugiados que receberam as bikes são de países como Iraque, Síria, Afeganistão, Congo, Gana e Paquistão.

 

Desde o início do projeto Doe Bicicletas, que existe desde 2004, já foram distribuídas cerca de cinco mil bikes, segundo Dorneles. A ONG Rodas da Paz, porém, não atua somente no incentivo ao uso de bicicletas, mas trabalha de maneira geral pela convivência pacífica entre os diferentes tipos de modais de transporte. Entre as suas ações está, por exemplo, projeto sobre educação no trânsito junto a crianças nas escolas. A organização tem apoio para suas ações do período 2015 e 2016 da Embaixada da Austrália em Brasília.

 

Para apoiar/doar uma bicicleta ao projeto Doe Bicicleta, da ONG Rodas da Paz, acesse aqui  

 

Leia também:

Em Brasília, Rodas da Paz doará bicicletas para famílias de refugiados 

Rodas da Paz lança cartilha sobre mobilidade para professores

Projeto incentiva doação de bikes usadas a crianças no MT


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário