China testa sistema de transporte público rápido sem motorista

Novo veículo autônomo de transporte público, de três vagões, que trafegou pela cidade chinesa de Zhuzhou, é equipado com sensores e controlado por sistema central

Notícias
 

Fonte: EFE  |  Autor: EFE  |  Postado em: 24 de outubro de 2017

Veículo autônomo é testado no transporte público d

Veículo autônomo é testado no transporte público de Zhuzhou

créditos: www.news.cn

Na cidade chinesa de Zhuzhou, na província de Hunan, foi testado com sucesso um novo sistema público de transporte rápido sem motorista, informou nesta terça-feira (24) a agência oficial de notícias Xinhua.

Com capacidade para transportar até 300 passageiros, o veículo de três vagões, uma mistura de ônibus e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), mede 32 m de comprimento, tem velocidade máxima de 70 km por hora e está equipado com sensores para "ler" as dimensões de uma estrada.

No teste com passageiros, o veículo trafegou por pistas virtuais nas ruas de Zhuzhou durante 24 horas, num percurso de três quilômetros. 

Transporte público sem motorista é testado em  Zhuzhou, na China. Foto: www.news.cn

A tecnologia foi desenvolvida pelo braço de pesquisas da CRRC Zhuzhou Locomotive, empresa que produz peças para a ferrovia de alta velocidade da China.

Orientado a partir de um sistema central e operando em pistas virtuais por meio de sensores instalados no veículo, o trem pode ajustar a tração e a frenagem, explicou Feng Jianghua, engenheiro-chefe da CRRC Zhuzhou Locomotive. Segundo ele, a expectativa é que o veículo seja lançado oficialmente no próximo ano.

A CRRC Zhuzhou Locomotive salientou ainda que o custo do sistema é o equivalente a 20% de um sistema de bonde tradicional.

Leia também:
Na China, trem sem condutor circula por ruas em vez de trilhos
China estuda fim dos carros movidos a combustíveis fósseis
Na China, bicicletas públicas são largadas empilhadas em qualquer canto
China desenvolve e testa VLT sem fio


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário