Prefeitura busca financiamento para o transporte hidroviário de Manaus

Em visita ao sistema fluvial de Bangkok, prefeito Arthur Virgílio diz que modal tailandês poderá inspirar projeto de hidrovia e BRT apresentado ao Banco Mundial

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Manaus (assessoria)  |  Autor: Prefeitura de Manaus  |  Postado em: 09 de novembro de 2017

Hidrovia pelo rio Chao Phraia, em Bangkok, na Tail

Hidrovia pelo rio Chao Phraia, em Bangkok, na Tailândia

créditos: Divulgação Semcom

Integrar o sistema de transporte coletivo da cidade de Manaus ao modal aquaviário é o projeto que a prefeitura apresentou ao Banco Mundial para obtenção de financiamento. A proposta é implementar o transporte fluvial no Rio Negro e também no igarapé do Mindu. 

O prefeito Arthur Virgílio Neto, que participa de uma conferência do Banco Mundial para cidades resilientes, foi conferir a bem-sucedida experiência da capital da Tailândia, Bangkok, com esse sistema. 

Durante essa visita, o prefeito de Manaus destacou as semelhanças das condições encontradas em Bangkok, que facilitariam a implementação de um sistema semelhante em Manaus. O prefeito visitou as estações hidroviárias acompanhado da delegação de Manaus e de um representante do Banco Mundial.

“Eu acredito que esse modal pode ser integrado ao BRT. Podemos aproveitar o sistema tradicional que já existe para funcionar como alimentador, usar o melhor BRT que possa existir no mundo, e que teremos em Manaus, e associá-los ao transporte fluvial, porque nós temos muitos rios e igarapés navegáveis que podem representar um grande desafogo ao trânsito”, explicou Arthur.

O sistema fluvial onde a delegação de Manaus embarcou fica localizado no principal rio da cidade, o Chao Phraia. Segundo o prefeito Arthur Virgílio, o rio, além de servir para mobilidade urbana, contribuindo para aliviar o transporte público nas ruas, também é um importante ponto turístico, devidamente aproveitado pelo setor local. “Aqui no Chao Phraia nós podemos ver, além dos barcos que transportam pessoas, grandes embarcações que oferecem passeios turísticos com jantares a bordo”, disse.

Sistema integrado
O rio Chao Phraia possui mais de 30 estações de embarque e desembarque de passageiros, sendo algumas conectadas a terminais de ônibus e estações do metrô. 

O preço médio da tarifa é de 15 Baths, aproximadamente R$ 1,48. As embarcações que fazem o serviço de transporte regular de passageiros têm tamanhos variados e transportam passageiros sentados e também em pé. A cada píer de parada, dezenas de passageiros entram e saem dos barcos da mesma maneira como ocorre no transporte terrestre. Tanto nas estações, quanto nas embarcações, há funcionários do sistema orientando e controlando o acesso dos passageiros.

“Para que haja essa integração do modal convencional de ônibus ao BRT e ao sistema aquaviário em Manaus, nossa primeira medida será promover um detalhado estudo técnico da navegabilidade do igarapé do Mindu. Acreditamos que serão necessários, ao menos, três pontos de integração para tornar o nosso sistema de transporte intermodal”, explicou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Claudio Guenka, que integra a comitiva municipal.

Leia também:
Ônibus em Manaus circulam enferrujados e com pneus carecas
Terminal de ônibus em Manaus concentra calor e poluição
Santos planeja terminal intermodal de barcas
Licitação selecionará empresa para o transporte hidroviário em Belém


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário