Licitação selecionará empresa para o transporte hidroviário em Belém

Embarcação deve fazer o transporte de Icoaraci ao Ver-o-Peso. Barco terá capacidade para 300 pessoas, com tarifa acessível

Notícias
 

Fonte: G1 PA  |  Autor: G1 PA  |  Postado em: 20 de janeiro de 2016

Linha fluvial Ver-o-Peso-Icoaraci aberta na 2ª fei

Linha fluvial Ver-o-Peso-Icoaraci aberta na 2ª feira (18)

créditos: Alessandra Serrão/ NID Comus

 

A prefeitura de Belém lançou na última segunda-feira (18) a licitação para selecionar o barco que vai fazer o serviço de transporte hidroviário ligando o Ver-o-Peso a Icoaraci. O barco terá capacidade para até 300 pessoas sentadas, com tarifa acessível, compatível com a aplicada no transporte urbano da capital.

 

As empresas interessadas em oferecer o serviço pode acessar o edital completo no site da prefeitura. A licitação para o serviço de transporte hidroviário ocorrerá no dia 7 de março, no edifício sede da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém.

 

"Para que a Prefeitura de Belém possa subsidiar a passagem é preciso que seja realizada uma concorrência pública, e esta já será nossa terceira tentativa de licitação", explica Maisa Tobias, titular da Semob. Para participar da licitação, os interessados devem comparecer à sede da Semob e apresentar três envelopes contendo os documentos de habilitação da empresa, proposta técnica e proposta financeira.

 

Barco será o transporte público 

Outra opção para fazer o trajeto é o serviço de lancha que começou a funcionar na última segunda-feira (18) com operação privada pela empresa Tapajós Expresso Hidroviário. Este sistema continuará fazendo o trajeto Icoaraci - Ver-o-Peso ao valor de R$ 10, sem direito a gratuidades e nem ao transporte de carga, exceto bicicletas.

 

“O transporte hidroviário que iniciou nesta segunda-feira é uma opção aos moradores de Belém que desejam um transporte mais rápido em direção à Icoaraci, ou vice-versa, mas sabemos que este é um serviço executivo, para um público específico, em especial de turismo e lazer.

 

O objetivo do barco que funcionará por meio da licitação é oferecer um serviço similar e com valor da passagem igual ao do transporte urbano. "Se tudo correr bem, a previsão é de que no prazo de 90 dias a licitação seja concluída e tenhamos o serviço operando ", afirma Tobias.

 

Leia também:

Belém é a 1ª cidade do Norte a receber projeto de bikes compartilhadas 

Sugestão para Belém: trocar o BRT por um sistema de barcas 

Governo do Pará realiza audiências públicas do BRT Metropolitano de Belém 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário