Prefeitura de Florianópolis lança manual de desenho das calçadas

Manual ilustrado Calçada Certa busca melhorar acessibilidade nas ruas da capital, com orientações e normas a serem aplicadas por quem for construir ou reformar o passeio

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Prefeitura de Florianópolis  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 28 de março de 2018

Manual de calçadas em SC quer estimular a mobilida

Manual de calçadas em SC quer estimular a mobilidade a pé

créditos: Prefeitura de Florianópolis

O programa Calçada Certa, lançado em janeiro deste ano pela Prefeitura de Florianópolis, tem como objetivo orientar e garantir o cumprimento das diretrizes legais para o desenho das calçadas. As normas devem ser seguidas pelos cidadãos quando forem realizar o projeto e a execução dos passeios públicos e a intenção é que as calçadas da cidade passem a ser melhor projetadas e qualificadas, para estimular os deslocamentos a pé.  

 

Um manual ilustrado acompanha o programa e traz as atualizações das normas técnicas da ABNT (NBR 9050/2015 e NBR 16537/2016), que tratam, respectivamente, da acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, e do projeto de sinalização tátil no piso. 

 

 Capa do manual de calçadas de Florianópolis. Imagem: IPPUF/SDMU

 

Mas o programa vai além do requisito mínimo de acessibilidade universal, ao buscar contribuir com soluções que estimulem a que mais pessoas usem as ruas para caminhar. Nesse sentido, para aumentar o número de deslocamentos diários a pé, o manual é o resultado da combinação de fatores diversos, tais como "o conforto térmico de sombreamento e ventilação, a atratividade das fachadas, a existência de mobiliário para sentar, descansar e conviver, a paisagem visualmente agradável, a velocidade dos automóveis, a sensação de segurança, a qualidade do ar, a proximidade entre moradia, trabalho e pontos de interesse e a integração com outros modos de transporte", conforme elencado na publicação.

 

Os interessados podem acessar online o manual ou baixá-lo em arquivo pdf. Para saber mais sobre o programa Calçada Certa, clique aqui

 

Leia também:
Prefeitura de Florianópolis lança o programa 'Cidade para Pessoas
Cartilha de calçadas de Blumenau (SC)
Guia prático para a construção de calçadas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário