Obras do VLT no Rio são retomadas, após três meses paralisadas

Linha 3, da Central do Brasil ao Aeroporto Santos Dumont, teve trabalhos retomados na última sexta (18). Para as obras são previstas interdições na Av. Marechal Floriano

Notícias
 

Fonte: O Globo  |  Autor: O Globo  |  Postado em: 22 de maio de 2018

Máquinas voltaram a trabalhar nas obras da linha 3

Máquinas voltaram a trabalhar nas obras da linha 3 do VLT

créditos: Skyscrapercity

Após três meses paradas, as obras de implantação do último trecho do VLT do Centro, que ligará a Central do Brasil ao Aeroporto Santos Dumont, foram retomadas na última sexta-feira (18). E já começam a alterar o fluxo de algumas vias da região. Para implantar a Linha 3, já está interditado o trecho da Avenida Marechal Floriano, entre a Avenida Tomé de Souza e a Rua Camerino. Até a próxima sexta-feira, o bloqueio chegará ao trecho da Marechal Floriano entre as ruas Camerino e Uruguaiana. Vias que cortam a Marechal Floriano também terão os sentidos de mão invertidos ou duplicados.

 

Interrupção

Segundo o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp), Antônio Carlos Barbosa, as obras foram interrompidas no Carnaval, porque dependiam de licença do Instituto do Patrimônio Histórico de Artístico Nacional (Iphan) para a escavação de 40 cm de solo no local. Ainda de acordo com Barbosa, as intervenções deverão estar concluídas este ano.

 

"A paralisação não trouxe qualquer aumento nos custos do projeto. A PPP (Parceria Público-Privada) do VLT está integralmente igual ao que era antes. No cronograma original, o prazo era 15 de dezembro (de 2018), e ele continua valendo. Agora, só teremos que acelerar as obras, para entregar no mesmo prazo", disse Barbosa.

 

Ao término da construção, como consta do projeto, duas das quatro faixas da Marechal Floriano serão ocupadas pelos trilhos do VLT. As demais (uma em cada lado da pista) manterão o antigo fluxo: uma no sentido Avenida Rio Branco e outra, na direção da Central. Como as vias laterais serão estreitas, os ônibus deixarão de passar na Marechal Floriano.

 

Linha 3

A linha 3 do VLT começará na Central do Brasil e terá três estações: Duque de Caxias (na Praça Cristiano Otoni), Camerino (próxima à rua de mesmo nome) e Santa Rita (que ficará na última quadra da Avenida Marechal Floriano, próximo ao Largo de Santa Rita). 

 

Logo em seguida, os trilhos se unirão à Linha 1, entre as estações São Bento e Candelária. A partir desse ponto, a Linha 3 reforça o atendimento aos passageiros que seguem até o Aeroporto Santos Dumont.

 

Parada Antônio Carlos do VLT Carioca (Linha 1). Foto: Alex Ferro

 

O consórcio VLT Carioca, responsável pela construção e administração das linhas, informou que as obras alcançarão a Avenida Rio Branco no mês de junho, e que os funcionários trabalharão em até três turnos, com mais de 200 operários mobilizados no pico das atividades. A Secretaria Municipal de Transportes não se pronunciou sobre este retorno das obras.

 

Leia também:
VLT do Rio passa a operar até a Central do Brasil
VLT do Rio inicia testes entre Central do Brasil e Gamboa
Câmara Metropolitana do Rio planeja VLT ou BRT na Baixada Fluminense
Um guia para quem usa metrô, trem ou VLT


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário