Países e empresas formam aliança contra os transportes poluentes

Empresas como a Alstom e representantes de várias instituições, cidades e países lançaram esta semana na Alemanha a 'Aliança de Descarbonização de Transporte'

Notícias
 

Fonte: Via Trolebus  |  Autor: Via Trolebus  |  Postado em: 25 de maio de 2018

Coradia iLint, primeiro trem movido tão somente a

Coradia iLint, primeiro trem movido tão somente a hidrogênio

créditos: Reprodução

 

Reunidos esta semana em Leipzig, na Alemanha, empresas como a Alstom, e ainda representantes de várias cidades e países fizeram o lançamento oficial da "Aliança de Descarbonização de Transporte" (ADT), cujo objetivo é ajudar a promover a sustentabilidade no setor de transportes no mundo. O lançamento ocorreu durante o Fórum Internacional do Transporte, evento que terminou hoje (25) na cidade alemã.

 

As emissões de transporte representam atualmente 25% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas a energia. Para reverter esse quadro, a ADT reúne países, cidades e empresas líderes em uma “coalizão de interessados” em procurar transformar o setor global de transporte para atingir emissão zero de poluentes antes de 2050. 

 

A ADT faz parte dos 12 compromissos assumidos na cúpula One Planet Summit, promovida pelo presidente francês Emmanuel Macron em Paris, na França, em dezembro de 2017. E facilitará a discussão sobre a descarbonização no contexto de processos de políticas corporativas globais, regionais, nacionais e locais. Ao mesmo tempo, a entidade quer provar que a descarbonização é tecnicamente viável, economicamente atraente e traz amplos benefícios sociais e ambientais.

 

“A neutralidade de carbono no setor de mobilidade pode ser atingida; todos os sistemas de transporte precisam ser reinventados e transformados para enfrentar esse desafio. Com nossos parceiros na Aliança de Descarbonização de Transporte, queremos estar na vanguarda dessa transição”, afirmou Henri Poupart-Lafarge, Chairman e CEO da Alstom.

 

Na aliança, a Alstom se une às outras empresas-membro fundadoras: CEiiA, EDP, Itaipu Binacional, Michelin e PTV. Os países-membro da ADT são Costa Rica, Finlândia, França, Luxemburgo, Holanda e Portugal, com as cidades-membro de Curitiba (Brasil), Roterdã (Holanda), Lisboa (Portugal) e Frente Atlântica Porto-Gaia-Matosinhos (Portugal). 

 

Sem diesel 

Como exemplo de suas inovações ambientalmente sustentáveis, a Alstom apresentou em 2016 o Coradia iLint, o primeiro trem movido a célula de hidrogênio do mundo. O trem regional é completamente livre de emissões e oferece uma alternativa sem precedentes aos trens a diesel para operação em linhas ferroviárias não eletrificadas. Alimentado por uma célula de combustível na qual o hidrogênio é convertido em energia elétrica, o Coradia iLint emite apenas vapor e água. 

 

A Alstom propõe o Coradia como parte de um sistema completo, incluindo trens e serviços relacionados, bem como a infraestrutura necessária para abastecê-los. O trem entrará em serviço regular na rota Cuxhaven-Bremervörde, na Baixa Saxônia (Alemanha), em 2018. No início deste ano, ele ganhou o GreenTec Award 2018 na categoria Mobility by Schaeffler.

 

Leia também:
Audiência dia 24 discutirá padrões de qualidade do ar no Brasil
Três cidades europeias vão à Justiça contra a "Licença para Poluir"
Ônibus elétricos crescerão mais do que carros, prevê Bloomberg
Justiça alemã autoriza cidades a proibir carros a diesel


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário