Dia 27, em Curitiba, tem debate e lançamento de dois livros sobre mobilidade

Meli Malatesta lança o Pé de Igualdade...e Ricky Ribeiro apresenta o Movido pela Mente. Dois livros, duas visões da mobilidade, e um debate quente sobre o tema

Notícias
 

Fonte: Assessoria vereador Goura  |  Autor: Regina Rocha  |  Postado em: 15 de junho de 2018

A convite do vereador Goura Nataraj, de Curitiba, no dia 27 de junho realizaremos o lançamento conjunto de dois livros sobre mobilidade urbana: o  Movido pela Mente, de Ricky Ribeiro e Gisele Mirabai, e o novíssimo Pé de Igualdade, da urbanista Meli Malatesta, blogueira do Mobilize. Vamos aproveitar e debater o tema com a plateia presente. O encontro começa a partir das 19h, no anfiteatro da Universidade Federal do Paraná, rua General Carneiro, 460, Centro de Curitiba.

 

Para marcar os dois lançamentos, teremos um debate sobre mobilidade ativa com a participação da autora, urbanista e blogueira Meli Malatesta, o vereador Goura e o editor do portal Mobilize, Marcos de Sousa.

 

Os livros

Movido pela Mente revela a trajetória pessoal e profissional de Ricky Ribeiro, criador do Mobilize Brasil. O livro mostra a história de um rapaz apaixonado por mobilidade urbana que perdeu todos os movimentos do corpo devido a uma doença degenerativa, a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Viagens, estudos, sonhos, e a descoberta da vida sem o automóvel, até o diagnóstico e o início de uma nova luta para manter-se vivo e ativo. É um relato sobre os desafios que surgem na trajetória de uma pessoa inquieta e as estratégias para vencê-las. Narrado em primeira pessoa pelo próprio autor, Movido pela Mente é uma comovente lição de sabedoria e persistência.

 

Pé de Igualdade é uma pequena coleção de textos, reflexões e desabafos de quem passou a vida com planejadores e tomadores das decisões sobre políticas de mobilidade e não conseguiu testemunhar o reconhecimento da mobilidade a pé como uma forma de transporte, tal como as outras formas de mobilidade. Não se trata somente de automóveis, motos ou caminhões. Muitas redes de transporte público coletivo operam sob sua própria lógica, baseadas sempre no passageiro, já no interior do sistema. Quase nunca consideram as dificuldades que as pessoas enfrentam para chegar - caminhando -  aos terminais, estações e pontos de embarque. Nesta obra, Meli Malatesta procura estimular as cidades a serem mais humanas e preparadas para acolher as pessoas que por elas caminham, com tênis, cadeiras de rodas, bengalas, andadores ou chinelinhos.

 

Anote:
Debate e lançamento dos livros "Movido pela Mente" e "Pé de Igualdade"
Dia 27 de junho, quarta-feira, 19 horas
Local: Sala Homero de Barros - Edifício D.Pedro I
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Rua General Carneiro, 460, Centro de Curitiba-PR
Inscrições pelo Google Forms
Informações: tel. (41) 3350-4644


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Irineu Queiroz dos Santos - 23 de Junho de 2018 às 06:24 Positivo 0 Negativo 0

Só discursos, o Goura se diz defensor dos Ciclistas, quando ele ainda era funcionário da Diretran/Setran/Curitiba, protocolei sugestões para melhorias em pontos de RISCO ALTO de atropelamentos de ciclistas, nenhum retorno...

Clique aqui e deixe seu comentário