Helsinque, cidade que já alcançou a mobilidade do futuro

Carro particular está quase obsoleto na capital da Finlândia, onde um app permite acessar de um só lugar qualquer meio de transporte: ônibus, VLT, bike, táxi, car share..

Notícias
 

Fonte: Época/ Bloomberg  |  Autor: Rafael Carneiro  |  Postado em: 24 de julho de 2018

Helsinque: rede de transportes interligada e de qu

Helsinque: rede de transportes interligada e de qualidade

créditos: Niklas Sjsblom/Cortesia de Helsinki City Transport

 

Após nove anos perdendo a paciência quando precisava estacionar o carro no centro de Helsinque, o finlandês Harri Nieminen decidiu que estava na hora de substituir o seu veículo por um aplicativo. Essa mudança de estilo de vida ficou mais fácil por causa de um aplicativo que oferece viagens ilimitadas no sistema de transporte público, além de acesso às bicicletas da cidade, corridas baratas de curta distância em táxis e aluguel de carros. Tudo isso por uma taxa mensal.

 

"Baixei o Whim no começo do segundo semestre e foi perto do Ano Novo que decidi vender meu carro", disse Nieminen à Bloomberg. “Eu posso mudar de meio de transporte conforme necessário, e não preciso mais me preocupar com onde deixei o carro”, complementa.

 

O app que transformou a vida de Nieminen tem crescido rapidamente. Por trás dele, um modelo novo que promete revolucionar os transportes: a mobilidade como serviço, ou MaaS (do inglês, mobility as a service). 

 

Em vez de utilizar um aplicativo para chamar carros particulares e táxis e outro para usar o transporte público, os usuários do Whim podem acessar todos os meios de transporte em um só lugar, com uma taxa única. E podem escolher a maneira mais eficiente de se locomover pela cidade, podendo inclusive compartilhar um automóvel com outros cidadãos. 

 

Whim, todos os meios de transporte num só lugar. Foto: Helsinki Smart Region

  

A médio prazo, o objetivo do Whim é tornar obsoletos os carros próprios. Atualmente, os gastos com um carro correspondem a 85% do orçamento de mobilidade de cada pessoa, em média. No entanto, o veículo só é usado 4% do tempo, segundo Sampo Hietanen, fundador e CEO da empresa. Isso sugere um potencial para uma alocação mais eficiente de capital.

 

No mundo

O sistema MaaS está se expandindo globalmente. Exemplo disso são as gigantes de mobilidade Uber e a DiDi Chuxing oferecendo compartilhamento de bicicletas e pagamentos de transporte público. As montadoras também estão interessadas em participar dessa tendência, com as maiores montadoras do mundo testando serviços de assinatura. Os investimentos privados no campo ultrapassaram US$ 70 bilhões desde o início de 2014, segundo dados compilados pela Bloomberg New Energy Finance.

 

No entanto, aplicativos de transporte que oferecem um gama tão ampla de serviços como o Whim ainda não estão disponíveis em outros países. O motivo? Helsinque é um lugar onde a vida sem carro próprio já é um costume. Ter uma rede de transporte público que funciona bem e abrange toda a região metropolitana, é claro, também beneficia a empreitada.

 

Leia também:
Helsinque quer estar livre de carros até 2025
Cinco cidades com planos ambiciosos de mobilidade urbana
Finlândia vai testar ônibus autônomos nas ruas
Holanda vai pagar para quem trocar carro por bicicleta
De helicópteros sob demanda a drones autônomos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário