Ciclistas do Recife ganham aplicativo colaborativo de rotas seguras

App Biciflow, que será lançado no dia 22 de setembro (Dia Mundial Sem Carro), pretende trazer mais segurança para quem usa a bicicleta como meio de transporte

Notícias
 

Fonte: Folha PE  |  Autor: Folha PE  |  Postado em: 11 de setembro de 2018

App Biciflow é gratuito e funciona de modo 100% co

App Biciflow é gratuito e funciona de modo 100% colaborativo

créditos: Júlia Lyra / Divulgação

Quem usa a bicicleta como meio de transporte diário sabe que circular pelas vias da Região Metropolitana do Recife não é uma tarefa simples, muito menos segura. Diante desse cenário, um grupo de estudantes do curso de Ciência da Computação do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) criou o aplicativo Biciflow. 

A ideia, segundo Igor Matos, um dos elaboradores do projeto, é que ciclistas possam compartilhar, através do aplicativo, informações sobre as rotas, horários de maior movimentação e outras informações que possam ajudar na segurança de quem pedala. 

App participativo
A plataforma é gratuita e estará disponível, ainda este mês, nos dispositivos Android e IOS. Com o app instalado, o usuário poderá fazer login utilizando alguma rede social e depois acessar rotas próximas à sua localização. O aplicativo é totalmente participativo, ou seja, os ciclistas podem adicionar comentários sobre os trajetos e também novas rotas para inscrição. 

Durante o processo de desenvolvimento do Biciflow, os estudantes fizeram uma pesquisa entre os ciclistas e constataram que 70% deles se sentiam mais confortáveis quando pedalavam em grupo. 

“Em 2015, quando passei a usar a bicicleta como principal meio de transporte para ir de casa, em Olinda, até a UFPE, percebi que não havia segurança nenhuma. Diferente de quando estava andando à noite com o grupo de pedal”, explicou Igor Matos. Naquele mesmo ano, o Biciflow foi apresentado no Startup Weekend Recife. Ele também foi premiado como Projeto Inovação, e os estudantes passaram a trabalhar no Pitch, espaço de coworking do CIn. 

Nesse processo, a plataforma passou por alguns aprimoramentos e agora será oficialmente lançada online no próximo dia 22 de setembro, o Dia Mundial Sem Carro. “Queremos promover uma cidade mais humana, com mais pessoas pedalando, onde elas possam conviver e viver a cidade de fato”, resumem os também criadores do app, Luiz Delgado e Paulo Luna. “Nós contamos com o apoio institucional da Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) e faremos um evento de lançamento junto com o Pernambuco Bike Anjo”, explica Igor Matos. 

O projeto também conta com o apoio financeiro do Programa CASA Cidades, uma realização do Fundo Socioambiental Casa, em parceria com o fundo socioambiental da Caixa Econômica Federal e a Fundação OAK. O Biciflow foi um dos 150 projetos do Brasil aprovados pelo edital de 2017, o que possibilitou a contratação de novos membros na equipe e, assim, a reestruturação do aplicativo.

Leia também:
Uma jaqueta inteligente, para dar mais segurança ao ciclista
Quer saber como estacionar sua bike "de boa"?
Aplicativos permitem validar a lei de incentivo a uso da bicicleta em SP
Recife quer ruas mais lentas para a segurança de pedestres e ciclistas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário