Em Porto Alegre, bondes serão doados a quem quiser restaurá-los

Veículos com mais de 90 anos, que ficaram estacionados atrás do Palácio da Polícia, vão para sucata (isso mesmo!) se não aparecer interessados, diz instituição

Notícias
 

Fonte: Correio do Povo  |  Autor: Correio do Povo  |  Postado em: 18 de junho de 2019

Um dos bondes entregue à polícia após a extinção d

Um dos bondes entregue à polícia após a extinção do serviço

créditos: Alina Souza / CP

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul está doando dois bondes que marcaram época no transporte público de Porto Alegre e atualmente estão estacionados num pátio entre as ruas Professor Freitas e Castro e Leopoldo Bier, atrás do Palácio da Polícia. Com mais de 90 anos, os elétricos ainda conservam resquícios da antiga cor amarela e da identificação da Carris*. 

 

Os interessados em restaurá-los devem procurar mais informações pelo telefone (51) 3288-2222 até quarta-feira. E correr!

 

A remoção dos veículos deve ocorrer até o dia 22 deste mês. Após a data, eles irão para descarte como sucata. O local onde estão abrigava antigamente os setores de arquivo e atendimento de ocorrências da Delegacia de Polícia de Trânsito. A área agora é usada como estacionamento interno e vistoria de trânsito.

 

Bonde em Porto Alegre, cidade que chegou a ter mais de 200 veículos elétricos. Foto: Acervo Memória Carris

 

História

Conforme consta no site da Carris, o período áureo ocorreu entre as décadas de 50 e 60 quando a empresa contou com 229 carros elétricos, sendo 130 norte-americanos, 89 ingleses e 10 belgas. Na época, Porto Alegre foi considerada a cidade com o maior acervo de bondes antigos em operação no mundo. A extinção do serviço de transporte elétrico ocorreu com as últimas viagens nas linhas Partenon, Glória e Teresópolis no dia 8 de março de 1970. 

 

O último elétrico foi recolhido ao depósito da Carris, então sediada na avenida João Pessoa, diante de uma multidão e com direito à solenidade. Alguns bondes tiveram como destino o ferro-velho e outros foram entregues para instituições públicas, como a Polícia Civil.

 

*Carris é a mais antiga empresa de transporte coletivo do país; nasceu por autorização do imperador Dom Pedro II, via decreto, publicado em 19 de junho de 1872. 

 

Leia também:
Bonde japonês dos anos 1950 deve circular em Santos (SP) em agosto
Há 50 anos, a última viagem de bonde em SP. Mas ele pode voltar como VLT
Buracos em rua de Porto Alegre expõem antigos trilhos do bonde
Bonde de Santa Teresa, no Rio, ganhará 100 novas placas de sinalização
Reminiscências de uma passageira de bonde


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário