Após morte em BH, empresa de patinetes estuda medidas de segurança

BHTrans propôs à empresa responsável pelos patinetes ações como redutor de velocidade. Mas prefeitura não discute rever uso dos antigos blocos de concreto nas ciclovias

Notícias
 

Fonte: Mais Minas/ Mobilize  |  Autor: Mais Minas/ Mobilize  |  Postado em: 11 de setembro de 2019

Ciclovia na Av Paraná, separada por blocos de conc

Ciclovia na Av Paraná, separada por blocos de concreto

créditos: Reprodução G1

Após o engenheiro eletrônico Roberto Pinto Batista Júnior, de 43 anos, cair de um patinete elétrico e morrer após bater a cabeça em um bloco de concreto em uma ciclovia em Belo Horizonte, no último sábado (7), a empresa responsável estuda reduzir o limite de velocidade do equipamento.

 

Nesta segunda-feira (9), a BHTrans realizou uma reunião com a empresa Grow, responsável pelo aluguel dos patinetes da Grin e da Yellow. Em nota, o presidente da BHTrans (Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte), Celio Bouzada, disse que a reunião foi feita “para exigir um comprometimento da empresa com a cidade em três pontos principais: informação, treinamento e segurança.”

 

Por isso, foi proposto que a empresa crie mecanismos que aumentem a segurança dos usuários. Além da redução do limite de velocidade, também a contratação de um seguro de responsabilidade civil. E ainda deverão criar uma campanha de divulgação sobre medidas de segurança. A empresa se comprometeu a cumprir as propostas feitas pela (BHTrans).

 

Defensas das ciclovias

As preocupações e busca de soluções de segurança são louváveis e vêm em boa hora. Mas, é de se estranhar que, até o momento, a prefeitura não tenha aberto nenhuma discussão sobre rever o uso dos blocos de concreto como elemento de separação das ciclovias em BH. Esse componente, não é de hoje, é rejeitado pelas organizações de ciclistas, como a Federação Mineira de Ciclismo, que em 2014 já criticava as defensas de concreto em razão do risco que trazem de  acidentes sérios em caso de quedas de ciclistas, pedestres ou patinetistas.

 

A arquiteta e urbanista Suzana Nogueira, que na gestão passada dirigiu a área de planejamento cicloviário da CET SP, contou em entrevista ao Mobilize, que esse tipo alto de defensa de concreto, surgido nos anos noventa, vem sendo abandonado de lá para cá, devido ao risco que de fato oferece.

 

O próprio Contran tem regulamentação a respeito, conta a arquiteta. No texto, o órgão sugere (mas não obriga) aos gestores que em  novos projetos cicloviários abandonem o dispositivo e passem a usar outro tipo de segregador, de concreto arredondado nas bordas, capaz de evitar acidentes mais graves nas quedas de ciclistas. 

 

Criminalização

Sobre os acidentes recentes com patinetes, como esse da capital mineira, Suzana Nogueira alerta que não se deve "criminalizar" o veículo, como vem sendo destacado em algumas mídias. E aponta dois aspectos que considera essenciais para aumentar a segurança de uso dos patinetes elétricos: primeiro, reduzir a velocidade do veículo, dos atuais 25 km/h de máxima, para 16 ou 18 km/h.

 

Segundo a arquiteta, "a potência atual (350 watts) é incompatível com um veículo exíguo como o patinete, ainda mais na hora de dar a partida". Ela também sugere que se reveja a sistemática das empresas de cobrar por minuto de uso do patinete. "Já temos evidências de que essa cobrança por tempo tão limitado tem levado a acidentes, principalmente nos cruzamentos, quando a pessoa acelera para não ter que esperar o semáforo abrir", diz.     

 

Veja a nota da BHTrans na íntegra:

“Em reunião nessa tarde com diretores e o presidente da Grow, empresa responsável pela operação dos patinetes elétricos da Grin e da Yellow em Belo Horizonte, o presidente da BHTrans, Celio Bouzada, exigiu um comprometimento da empresa com a cidade em três pontos principais: Informação, treinamento e segurança. A BHTrans solicitou uma redução da velocidade do equipamento para as primeiras viagens de usuários novatos. A Grow concordou e vai fazer uma avaliação técnica dessa solicitação e também irá desenvolver um extenso programa de treinamento para os usuários de patinetes na capital, combinado com uma campanha de divulgação de informação. A Grow ainda se comprometeu a contratar um seguro de responsabilidade Civil em favor dos usuários. A BHTrans esclarece que o uso dos patinetes é regulamentado pela resolução do CONTRAN, 465/2013. A Empresa criou um grupo de trabalho que está elaborando uma regulamentação complementar que dispõe, principalmente, sobre as regras de circulação.”

 

Nota da empresa de patinetes

A empresa informou que já existe um seguro para incidentes com o equipamentos e que está intensificando campanhas de conscientização para o uso correto dos patinetes. A campanha vem sendo feita pelo aplicativo, pelas redes socais e nas ruas. Os equipamentos atuais possuem velocímetro, buzina, lanternas frontais e dois freios (mecânico e motor), que já permitem a redução da velocidade de forma mais suave. Mas, informou que para usuários iniciantes, já há um estudo para avaliar a redução da velocidade máxima nas primeiras viagens.

 

Leia também:
Prefeito de BH veta projeto de lei sobre patinetes
Serviço de patinetes elétricos estreia em Belo Horizonte
Patinetes elétricos podem gerar mais emissões de CO2 do que carros e motos
Seguradoras já oferecem cobertura para bicicletas e ciclistas



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário