Pinturas no asfalto: um projeto para revitalizar cidades nos EUA com arte

Organização Bloomberg Philanthropies lança iniciativa para levar mais cor e arte a espaços públicos em dez cidades norte-americanas

Notícias
 

Fonte: Smart Cities  |  Autor: Frederico Raposo  |  Postado em: 04 de novembro de 2019

Rua em Nova York recebe trabalho da artista Molly

Rua em Nova York recebe trabalho da artista Molly Dilworth

créditos: Molly Dilworth

Usar instalações artísticas, como desenhos e pinturas no asfalto, para revitalizar o espaço público e assim melhorar as condições de segurança nas cidades é o objetivo da Iniciativa para a Arte no Asfalto (Asphalt Art Initiative, no original). A proposta foi lançada no final de outubro pela Bloomberg Philanthropies*, juntamente com um guia e o anúncio de fundos para projetos que deverão ser selecionados e implementados em dez cidades norte-americanas. 

 

Segundo os idealizadores, a iniciativa pretende apoiar cidades que estejam dispostas a utilizar design e instalações artísticas para “melhorar a segurança nas ruas, revitalizar espaços públicos e envolver as suas comunidades”. Já o guia traz um “passo-a-passo” para a implementação de ações que façam uso da arte nas ruas. Do guia, constam exemplos de projetos realizados em cidades como Milão (Itália), Bogotá (Colômbia), Atenas (Grécia) e Pittsburgh (Pensilvânia-EUA).

 

© Artista: Brad Carney | Foto: Steve Weinik

 

Além do guia, a iniciativa vai financiar, com recursos de até 25 mil dólares, a implementação de projetos de arte no asfalto em dez pequenas e médias cidades norte-americanas (cidades com população entre 30 mil e 500 mil habitantes). As inscrições para concorrer ao recebimento dos fundos vão até 12 de dezembro no site da instituição. As cidades vencedoras serão anunciadas pela Bloomberg na Primavera de 2020 (mês de abril) e os projetos selecionados deverão ser implantados até o final do próximo ano. 

 

© Artista e Foto: Bo Droga

 

*Instituição filantrópica criada pelo ex-prefeito da cidade de Nova York, Michael Bloomberg.

 

Leia também:
O espaço público como objeto de transformação social
Porto Alegre ganha rua com mais espaço para pedestres
Graffiti: transformando paisagens, ocupando lugares
Escadaria na zona sul de SP será transformada em área de lazer
Pintura em escadarias e calçadas alegram vida de comunidade em Maceió
A rua da escola vira um espaço de convivência em Campinas (SP)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário