Central Park de Nova York ficará totalmente livre de carros

A partir de junho, anunciou o prefeito Bill de Blasio, carros serão banidos das alamedas que cortam o mais icônico parque novaiorquino

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil/ Regina Rocha (trad.)  |  Postado em: 20 de abril de 2018

Ciclistas e pedestres no Central Park. Livre de ca

Ciclistas e pedestres no Central Park. Livre de carros

créditos: Michael Appleton/Mayoral Photography Office

 

O prefeito Bill de Blasio acaba de anunciar que os carros serão banidos de vez das vias do Central Park, o mais icônico parque novaiorquino. A administração já havia proibido carros em um trecho de suas alamedas e agora estendeu a medida para toda a área, devolvendo ao parque seu uso original como refúgio urbano e espaço de recreação. A mudança é definitiva, e deve começar a valer dia 27 de junho.

 

"Nossos parques são para pessoas, não para carros", declarou De Blasio. “Por mais de um século, os carros transformaram o parque mais icônico do mundo em uma rodovia. Hoje nós o resgatamos. Estamos priorizando a segurança e a saúde de milhões de pais, crianças e visitantes que se dirigem ao Central Park”, declarou.

 

No Central Park, De Blasio anunicia proibição a carros. Foto: Michael Appleton/Mayoral Photography Office (Fotos Públicas)

 

Alguém pode estranhar a notícia. Afinal, no Brasil, os parques não costumam ser cortados por vias de tráfego. Mas em cidades americanas e noutras do mundo (como em Buenos Aires, o Parque Palermo) essa distorção de usos acontece. Em Nova York, outro parque, o centenário Prospect Park, no Brooklin, ficou livre de carros no início do ano. Agora, é a vez do Central Park adotar a mesma restrição.

 

A reivindicação era antiga, e apoiada por ambientalistas e pela maioria da população. Quase todos os frequentadores do Central Park, aliás, já usam o espaço para caminhada ou de bicicleta. O Central Park está passando por um processo de restauração para voltar a ser o local exuberante e tranquilo que já foi; e, sem os carros, acreditam os frequentadores, essa proposta fica muito mais promissora.   

 

Leia também:
Nova York estuda pedágio urbano para salvar metrô
Devorando a Big Apple – Pé de Igualdade em Nova York
Plantar árvores nas cidades é uma medida de saúde pública


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário