O canal de Utrecht voltou a seu estado original

Projeto de "renaturalização" eliminou a via expressa construída em 1969 e devolveu o curso d'água na forma de uma parque linear

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil / Okra  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 04 de maio de 2023

O canal restaurado após a retirada da avenida

O canal restaurado após a retirada da avenida

créditos: Reprodução Okra


A proposta de recuperação do canal Catharijnesingel, de Utrecht, na Holanda, foi a grande vencedora do 11º Prêmio Europeu de Espaço Público Urbano de 2022. O projeto, do grupo de arquitetos do Okra, foi escolhido entre 326 inscrições de 35 países pelo júri da premiação realizada pelo Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona (CCCB).

 

Em 1969 o canal havia sido recoberto por uma agressiva via expressa, com várias pistas. Quarenta anos depois, uma consulta pública realizada pelo governo local mostrou que a maioria da população gostaria de ter o canal de volta. E assim, graças à iniciativa da prefeitura local e do projeto, o espaço foi recuperado ao seu estado quase original, como um lugar para recreação e esportes. A obra foi realizada em duas etapas entre 2015 e 2020 ao longo de quase 6 km de extensão e integra o projeto de reurbanização da área ao redor da estação central de Utrecht.

 

No projeto de restauração do Cathaerijnsingel, a equipe da Okra procurou reorganizar o tráfego motorizado da cidade, mantendo somente as vias para pedestres e ciclistas nas proximidades do canal. A vegetação implantada ao longo do novo parque linear está ligada ao Zocherpark, espaço de lazer criado no século 19 pelo paisagista holandês Zochercom. O projeto e a obra concluída em 2020 devolveram o convívio com a água e natureza à cidade e também recuperaram parte de seu patrimônio histórico.


Veja um vídeo sobre o projeto e a transformação realizada em Utrecht: 

Leia também:
Como transformar as cidades
O rio poluído que virou parque em apenas quatro anos
Apresentação do projeto Hidroanel Metropolitano de São Paulo


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário