Em SP, passageiros da CPTM reclamam de mudanças na linha Turquesa

Alteração na linha que liga o ABC ao centro aumenta tempo de viagem e lotação dos trens, dizem usuários

Notícias
Fotos
 

 |  Autor: Regina Rocha e Felipe Castro / Mobilize Brasil  |  Postado em: 04 de janeiro de 2012

Plataforma de embarque do Expresso Leste

Plataforma de embarque do Expresso Leste

créditos: Ricardo Guimarães

No final de 2011, os usuários da linha Turquesa, da CPTM, que liga a região do ABC ao centro de São Paulo, receberam uma notícia inesperada: o terminal dos trens mudava em definitivo da Luz para a estação Brás, exigindo integração com outra linha de trens ou com o metrô para completar a viagem. Com a mudança, o tempo de viagem aumentou em cerca de 15 minutos, reclamam os usuários. 

 

O serviço na Luz já havia sido interrompido alguns meses antes, mas em caráter temporário, para obras de modernização nos trilhos, afirmava na época a própria companhia, que prometia devolver o terminal na Luz até o final de 2011. O objetivo, alegava a CPTM, era melhorar o serviço e melhorar a velocidade dos trens no trecho Brás-Luz, com investimento de R$ 1,256 bilhão. 

 

Os usuários avaliam que a mudança representa uma piora no serviço, pois aumenta o tempo de viagem, obriga à troca de trem, e impacta ainda mais a plataforma lotada onde deve-se fazer a baldeação, já que a alternativa para a integração é a linha Expressa Coral, já saturada nos momentos de pico.

Área de transferência da Estação Brás

Área de transferência da Estação Brás

créditos: Felipe Castro

O Mobilize Brasil procurou a CPTM para buscar entender melhor os motivos da mudança, mas não obteve resposta da assessoria de imprensa, que alegou excesso de atividades em função dos problemas provocados com o incêndio na favela do Moinho, que afetou outras linhas de trens urbanos. Segundo a assessoria, a companhia não se manifestaria mais  sobre a mudança na linha Turquesa porque o assunto fora amplamente divulgado no site da companhia.  No endereço www.cptm.sp.gov.br, a explicação da companhia afirma que "o conjunto tombado da estação Luz não suportaria mais uma linha, sem danos ao patrimônio". 

 

Os usuários prometem recorrer da decisão e já estão organizando protestos. Além de um abaixo-assinado, as pessoas vêm discutindo o problema em blogs e no Facebook.

 

Leia também:


SP: Começa integração do BOM com CPTM e metrô

SP: governo vê redução de 30% em passageiros na estação Sé


Galeria: Trem de São Paulo, SP


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

paulo dos santos viana - 27 de Abril de 2012 às 21:32 Positivo 0 Negativo 0

que vergonha vc da ctpm, cadê o dinheiro,  cuidados  a qualquer momento pode pintar uma cpi contra vcs

paulo dos santos viana - 27 de Abril de 2012 às 21:26 Positivo 0 Negativo 0

que vergonha cptm, aqui em guaianezes, não tem que consegue andar de trens depois das 16 hr, pelo amor de Deus venham olhar essa falta de respeito com a população,

Johnny Kagyn - 04 de Janeiro de 2012 às 16:04 Positivo 3 Negativo 0

Protesto agendado no facebook: http://www.facebook.com/events/304155976292262/

Clique aqui e deixe seu comentário