São Paulo ganhou 86,5 km de malha cicloviária em 2011

A malha cicloviária da capital paulista totaliza hoje 133,5 km de extensão, divididos entre Rota de Bicicleta, Ciclovia, Ciclofaixa de Lazer, Ciclofaixa Definitiva

Notícias
Fotos
 

 |  Autor: Mariana Gasparetti / Diário Oficial  |  Postado em: 05 de janeiro de 2012

Congestionamento na ciclovia Rio Pinheiros

Congestionamento na ciclovia Rio Pinheiros

créditos: Milton Jung

Em esforço voltado para melhorar o trânsito e reduzir o barulho e a poluição, por meio de transportes opcionais, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantou, ao longo de 2011, 86,5 quilômetros de malha cicloviária em toda a Cidade. Todos os projetos adotados fazem parte de uma política municipal que visa a promover a bicicleta como meio de transporte e opção de lazer. E pretende atender também a parcela da população que já usa esse meio para se deslocar na Cidade. 

 

A malha cicloviária da Capital totaliza hoje 133,5 quilômetros de extensão, divididos entre Rota de Bicicleta, Ciclovia, Ciclofaixa de Lazer, Ciclofaixa Definitiva. Além disso, estão em andamento projetos para a instalação de mais 55 quilômetros de novas ciclovias na Cidade.

 

A pesquisa Origem e Destino, feita a cada dez anos pelo Metrô, apontou cerca de 160 mil viagens de bicicletas em 2007 no Município de São Paulo. E esse número tem aumentado a cada ano, o que destaca a importância dos investimentos em transportes alternativos na Cidade.

 

ROTAS DE BICICLETAS


Em 20 de julho foi inaugurada a primeira Rota de Bicicleta da Cidade, no bairro do Brooklin. Esse projeto foi adotado em ruas que já eram usadas pelos ciclistas: a circulação é pelos bordos da via, junto com o tráfego geral, e está aberta aos ciclistas todos os dias da semana, em qualquer horário. A sinalização, feita com placas e pintura no solo, alerta os motoristas sobre a presença e a prioridade a ser dada ao tráfego ciclístico, além da adoção de velocidade veicular em 30km/h.

 

Os 15 quilômetros de extensão da Rota de Bicicleta do Brooklin ligam a avenida Jornalista Roberto Marinho aos parques Severo Gomes e Cordeiro, na Zona Sul. Há também 560 metros de rota de bicicleta na região do Butantã/USP, ligando o metrô Butantã à Cidade Universitária. 

 

As rotas servem para incentivar o uso de bicicleta em viagens pequenas, restritas ao bairro onde estão situadas. Com isso, pretende-se consolidar pequenos percursos, como idas ao comércio local, mais apropriados aos deslocamentos com bicicleta, sem o uso de automóvel. 

 

Em novembro, o bairro de Moema recebeu 6,5 quilômetros de rota, entre a alameda dos Anapurus, avenida Aratãs, rua Inhambu, rua Canário, avenida Sabiá e rua Dr. José Cândido de Souza. No último dia 15, a CET anunciou a inauguração de mais 26 quilômetros de rota, sendo 8 quilômetros no bairro da Mooca e outros 18 no bairro da Lapa.

 

CICLOVIA


Existem por toda a Cidade cerca de 47,2 quilômetros de ciclovia. As ciclovias são pistas exclusivas para a circulação de bicicletas e segregadas fisicamente da via dotada de sinalização vertical e horizontal características (placas e pinturas de solo). Elas podem estar situadas no canteiro, na calçada ou na própria pista por onde circula o tráfego. Em geral, estão situadas em vias arteriais e coletoras. As ciclovias estão distribuídas nas seguintes vias: 

 

Radial Leste - 12 quilômetros; Marginal Pinheiros (CPTM) - 14 quilômetros; adutora Rio Claro (São Mateus) - 7 quilômetros, avenida Afrânio Peixoto – 280 metros.

 

CICLOFAIXA DE LAZER


Em janeiro deste ano, a CET inaugurou a segunda parte da ciclofaixa de lazer que liga o Parque do Povo ao Parque Villa-Lobos, um trecho com mais de 20 quilômetros de extensão que atravessa o rio Pinheiros. Já os últimos 15 quilômetros que compõem o terceiro trecho da ciclofaixa de lazer foram  inaugurados em maio - ela parte do Parque do Povo e segue pela avenida Chedid Jafet, rua Funchal, avenida Engº. Luís Carlos Berrini e avenida Jornalista Roberto Marinho. 

 

Somando esses trechos ao inaugurado em 2009, que liga o parque das Bicicletas aos parques Ibirapuera e do Povo, a ciclofaixa totaliza uma extensão de 45 quilômetros. 

 

A ciclofaixa de lazer foi criada para oferecer uma opção de lazer saudável e estimular o uso da bicicleta como meio de transporte. Ela funciona aos domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h. A ciclofaixa recebe cerca de 40 mil usuários. O programa de ciclofaixa tem a participação das secretarias de Esportes, Lazer e Recreação, do Verde e do Meio Ambiente, de Transportes e de Coordenação das Subprefeituras, além do apoio de empresas privadas.

 

CICLOFAIXA DEFINITIVA


As ciclofaixas definitivas funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana, e servem para viagens de trabalho, ou seja, destinam-se a ciclistas mais experientes. A primeira ciclofaixa definitiva foi instalada no bairro de Moema. São os 3,3 quilômetros ao longo das seguintes vias: avenida Rouxinol/avenida Aratãs, no trecho entre a rua Araguari e  a alameda dos Anapurus; avenida Pavão/avenida Iraí, no trecho entre a rua Araguari e a alameda dos Anapurus; rua Araguari, entre a avenida Pavão e a rua Rouxinol.

 

Leia também:

 

Ciclovia da Av.Faria Lima (SP) deve ganhar mais 2 km até meados de 2012

Saiba a diferença de ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota

Guarulhos - SP: Prefeitura entrega Ciclovia Paulo Faccini


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário